Conheça os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU

objetivos do desenvolvimento sustentável

A Agenda 2030, ex-Agenda de Desenvolvimento Sustentável Pós-2015, foi oficialmente adotada pelos 193 estados-membros das Nações Unidas, incluindo o Brasil, durante a “Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2015”, em Setembro de 2015. Trata-se de um documento ambicioso que propõe 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que reúnem programas, ações e diretrizes que orientarão a agenda da sustentabilidade até o ano de 2030.

Tais ODS e suas metas são aplicáveis a todos os estados-membros. Para promover o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões – social, ambiental e econômica – todos os países possuem desafios a serem superados. Além disso, a Agenda 2030 também trata de questões sobre financiamento para o desenvolvimento, transferência de tecnologia, capacitação técnica e comércio internacional. O vídeo abaixo apresenta a nova agenda global de desenvolvimento sustentável.

Um mecanismo de acompanhamento dos ODS será colocado em funcionamento com o objetivo de auxiliar os países a comunicarem seus êxitos e identificarem seus desafios, ajudando-os a traçar estratégias e avançar em seus compromissos com o desenvolvimento sustentável.

Os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável

objetivos do desenvolvimento sustentável

Segundo informações das Nações Unidas, os objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta:

Pessoas

Acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, garantindo que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

Planeta

Proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.

Prosperidade

Assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, garantindo que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

Paz

Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.

Parceria

Mobilizar os meios necessários para executar a Agenda 2030 por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.

Convidamos você a acessar o site das Nações Unidas no Brasil e conhecer mais sobre os 17 ODS. Você tem alguma opinião sobre esta agenda? Qual dos 17 ODS você acha mais importante? Deixe seu comentário!

+ posts
Compartilhe esse conteúdo