ONU Habitat III – nova agenda de desenvolvimento urbano sustentável

ONU Habitat III

Hoje, as cidades ocupam apenas 2% do território mundial, aproximadamente. Entretanto, também são responsáveis por:

ONU Habitat III

Considerando este cenário, a urbanização é um desafio sem precedentes! E as cidades precisam ser um grande foco de atenção para ações que promovam um modo de vida sustentável.

ONU Habitat III

A ONU Habitat III é a Conferência da ONU sobre habitação e desenvolvimento sustentável urbano, que neste ano ocorre em Quito, Equador, entre 17 e 20 de outubro. Essa conferência é realizada de 20 em 20 anos (1976, 1996 e 2016) e pretende revigorar o compromisso global pela urbanização sustentável, focando na implementação de uma Nova Agenda Urbana.

Durante uma semana, a Habitat III torna-se um espaço de compartilhamento de experiências, discussões e de exposição de pontos de vista que buscam encontrar soluções para desafios complexos da urbanização, com mais inclusão social e cultural no desenvolvimento das cidades. O encontro reúne Estados-Membros, organizações multilaterais, governos locais, o setor privado e a sociedade civil.

ONU Habitat III

Compromissos através dos anos

Na Habitat I, a primeira conferência realizada em Vancouver, em 1976, a população urbana mundial representava 37.9% da população total. Em 1996, na Habitat II em Instambul, este valor cresceu para 45.1%, e agora, em 2016, a Habitat III em Quito enfrenta 54.5% da população mundial vivendo em cidades. Considerando, portanto, que a maioria das pessoas no mundo vivem em centros urbanos, a Habitat III tem como missão a adoção de uma Nova Agenda Urbana – ou seja, um documento em forma de plano de ação que definirá um conjunto de compromissos globais direcionados para o desenvolvimento urbano sustentável, repensando a maneira como construímos, gerenciamos e vivemos as cidades através da cooperação de parceiros comprometidos, stakeholders relevantes e atores urbanos de todos os níveis do governo, além do setor privado.

O que esperar em 2016?

Os objetivos da Conferência ONU Habitat III são:

  • Assegurar um compromisso político renovado para o desenvolvimento sustentável urbano;
  • Avaliar as realizações até a presente data;
  • Buscar conhecimento e diretrizes para a governança, em um compromisso de combate à pobreza;
  • Identificar e abordar novos e emergentes desafios.

A Conferência deverá resultar em um documento conciso, focado, com olhar futuro e no formato de um plano de ação – este documento é a Nova Agenda Urbana, que já teve um rascunho discutido desde maio de 2016, após encontros preparativos em New York e Surabaya (Indonésia). A última versão, acordada no dia 10/09/2016 e que será duramente trabalhada ao longo desta semana, pode ser visualizada aqui.

Estamos de dedos cruzados para que o evento culmine em resoluções sustentáveis para as cidades de todo mundo!

.


O evento pode ser acompanhado ao vivo, através deste link: https://habitat3.org/quito-livestream

Informações retiradas de https://habitat3.org/, acessado em 17/10/2016

+ posts

Leo é engenheiro ambiental, 70% geógrafo e mestre em estudos ambientais, com experiência em gerenciamento de projetos ambientais. Na WayCarbon, atua como gerente de equipe e projetos; dá apoio a atividades de objetivo estratégico da empresa; e lidera o desenvolvimento do Licentia - uma spinoff da Way que aplica inteligência artificial para otimizar o processo de licenciamento ambiental. Muito versátil, é movido pelo desafio de empreender, ama a vida outdoor, prefere IPAs, é aprendiz de bateria e escalador, e pai da Julia.

Compartilhe esse conteúdo

Tags