Licentia: uma solução direta para o Licenciamento Ambiental

licentia

A dor do Licenciamento Ambiental

Hoje, estima-se que  20% do custo de grandes empreendimentos, e uma grande parcela dos custos de pequenas e médias indústrias, é relacionado à regularização ambiental na implantação e manutenção de suas licenças durante a operação. O tempo que se passa até a obtenção de uma licença ambiental chega até a inviabilizar a implantação de alguns empreendimentos.

Leia também o post Como otimizar o licenciamento ambiental no setor elétrico!

Isso assusta qualquer investidor! É neste cenário que pretendemos revolucionar a maneira com que se faz licenciamento no Brasil. Conheça o Licentia!

Licentia – rapidez e transparência

O Licentia é uma iniciativa que visa trazer soluções para as principais dores no processo de licenciamento ambiental, com o uso de tecnologia, o poder da nuvem e a computação cognitiva. Essa solução foi idealizada para ser uma spin-off corporativa da Waycarbon. Clique aqui e conheça o site oficial do Licentia.

(Contextualizando, uma spin-off é uma empresa nova que está nascendo a partir de um grupo de pesquisa dentro da empresa original.)

Esperamos oferecer uma plataforma de base web para construção inteligente e rápida dos Estudos de Impacto Ambiental, que também será capaz de disponibilizar as informações para análise e troca de informações com velocidade e transparência necessárias neste processo tão importante no ciclo de vida dos empreendimentos.

Nosso objetivo é tornar o processo de licenciamento ambiental mais eficiente e acessível, aplicando a TI para melhorar a prestação de todos os serviços relacionados. E, por fim, conseguir reduzir o impacto ambiental das atividades econômicas por meio de um processo simples, integrado e custo efetivo.

FIEMG-Lab

O projeto atualmente encontra-se em fase de evolução de negócio, junto ao programa de aceleração FIEMG-Lab. O LicenTIa foi uma das 35 startups e spin-offs corporativas selecionados pelo programa para a segunda fase de aprimoramento, rumo a validação de mercado.  Temos pela frente mais alguns meses de mentorias, orientação, busca de mercado, prototipagem e planejamento estratégico. Esse processo competitivo culminará com 5 start-ups que serão de fato aceleradas, ou seja, receberão incentivos e investimentos para decolarem seus negócios e conquistarem visibilidade nacional e até internacional. Para saber mais sobre este programa, acesse www.fiemglab.com.br

Watson: um suporte de peso da IBM

“Nossas máquinas não devem ser nada além do que ferramentas para empoderar ainda mais os seres humanos que as usam.” Esta frase de Thomas Watson Jr.  traduz o que o LicenTIa se propõe a fazer, contando com o apoio que estamos recebendo como parte do IBM Global Entrepreneur Program (GEP).   

Como parte central da tecnologia do Licentia, iremos contar com o Watson: a plataforma de Inteligência Artificial da IBM para negócios, capaz de analisar, interpretar e dar insights sobre os documentos com informações ambientais, por exemplo, até então não estruturadas.

Além de acesso às aplicações do Watson e serviços de cloud computing, o IBM GEP nos equipará com suporte go-to-market, mentoria de negócios, orientação técnica e oportunidades de networking até então inacessíveis para startups.

licentia

+ posts

Leo é engenheiro ambiental, 70% geógrafo e mestre em estudos ambientais, com experiência em gerenciamento de projetos ambientais. Na WayCarbon, atua como gerente de equipe e projetos; dá apoio a atividades de objetivo estratégico da empresa; e lidera o desenvolvimento do Licentia - uma spinoff da Way que aplica inteligência artificial para otimizar o processo de licenciamento ambiental. Muito versátil, é movido pelo desafio de empreender, ama a vida outdoor, prefere IPAs, é aprendiz de bateria e escalador, e pai da Julia.

Compartilhe esse conteúdo

Tags