By The Way – Os desafios das Mudanças Climáticas

by the way

Esta é a primeira edição do By the Way, encontro promovido pela WayCarbon com o objetivo de compartilhar experiências, boas práticas e conhecimentos relacionados à tecnologia, inovação e sustentabilidade. Iremos reunir profissionais de diversas áreas, incentivando o diálogo e a troca de experiência a respeito de variadas temáticas.

Faça a sua inscrição clicando aqui

Nesta edição, contamos com a colaboração da ENACOM, empresa residente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). Dr. Adriano Lisbora discutirá sua experiência sobre o tratamento das incertezas climáticas em modelos computacionais e otimização da geração hidrelétrica.

Contaremos também com a presença de nomes de peso dos setores de energia, mineração e meio ambiente do estado de Minas Gerais. Grazianno Monterani apresentará a experiência da CEMIG na inclusão de variáveis ambientais para o planejamento energético. Thales Crivelli compartilhará o histórico de sucesso da Samarco na gestão de emissões de gases de efeito estufa e na estratégia de compensação dos impactos climáticos da quarta planta de pelotização (P4P). Cibele Souza representará a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) apresentando o Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais e suas implicações.

A edição de inauguração conta ainda com um convidado especial: o Prof. Dr. Ivan Ivanov, pesquisador da Universidade Técnica de Sofia (Bulgária) e participante do Programa EU CONNECT Brazil. Ivan tratará dos desafios energéticos das mudanças climáticas, fazendo considerações sobre a mitigação de emissões no setor de energia e compartlihando a experiência européia.

Como não pode deixar de ser, contaremos com a presença dos profissionais da WayCarbon contribuindo e mediando as discussões. Dr. Marco Follador, nosso diretor de Adaptação e Vulnerabilidade, fornecerá uma visão sobre estratégias de adaptação às mudanças climáticas no Brasil.

Veja o programa completo abaixo:

(09h00)
Credenciamento e Café de Boas Vindas

(09:30)
Mesa 1: Adaptação às Mudanças Climáticas: Avaliação de Impactos e Planejamento
Moderador: Henrique Pereira – WayCarbon
Adriano Lisboa (ENACOM): Tratamento de incertezas climáticas em otimização e modelos computacionais de geração hidrelétrica.
Grazianno Monterani (CEMIG): Fatores ambientais no planejamento da CEMIG GT
Marco Follador (WayCarbon):  Estratégia de Adaptação: uma visão geral

Debate e participação do público

(10h30)
Mesa 2: Mitigação das Mudanças Climáticas: Gestão de Emissões e Melhores Práticas
Moderador: Matheus Alves de Brito – WayCarbon
Ivan Ivanov (Technical University of Sofia): Challenges of climate change and considerations for their mitigation concerning the energy sector*
Thales Crivelli (Samarco): Gerenciamento de emissões de gases de efeito estufa e melhores práticas: o caso do P4P
Larissa Santos (FEAM): Plano de Energia e Mudanças Climáticas do Estado de Minas Gerais: Implicações para a Indústria

Debate e participação do público

(11:30)
Conclusões e encerramento

O evento é gratuito e acontecerá no auditório do BHTEC, no dia 21 de julho, às 9h00. O espaço é sujeito à lotação, por isso faça a sua inscrição com antecedência.

*A palestra de Ivan Ivanov será realizada em inglês, sem o recurso de tradução simultânea. As demais discussões se darão em português/mineirês.

By The Way Evento WayCarbon

Clique na imagem e inscreva-se!

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Tags