O que é o Programa GHG Protocol? E por que devo participar?

GHG Protocol

O Programa Brasileiro GHG Protocol é uma iniciativa da GVces (Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas) para registro e publicação de Inventários de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE,  em inglês, GHG – GreenHouse Gases), através de uma plataforma de Registro Público de Emissões.

Seu objetivo é estimular as empresas e governos a entenderem, quantificarem e gerenciarem as suas emissões de GEE,  por meio de uma metodologia desenvolvida nos EUA em 1998, que acabou por se tornar o método mais utilizado para este fim, a nível mundial.

O método do GHG Protocol é um padrão de quantificação de emissões compatível com a norma ISO 14.064, que oferece uma estrutura de contabilização de gases de efeito estufa. A metodologia é modular, flexível e foi construída com base em amplos processos de consulta pública, modo pelo qual também continua a ser atualizada.

Atualmente, o Programa Brasileiro GHG Protocol, com o Registro Público de Emissões, é o principal padrão de reporte de emissões de GEE no Brasil e reconhecido como iniciativa de responsabilidade ambiental e climática. A base do Registro Público de Emissões possui mais de 1.100 inventários de GEE publicamente disponíveis e agrupa o maior volume deste tipo de informações no setor privado brasileiro.

E quais são as vantagens em participar?

Participar como instituição membro do Programa Brasileiro GHG Protocol traz os seguintes benefícios para as empresas:

  • Motiva o conhecimento e gestão das emissões de GEE de sua instituição;
  • Gera oportunidade para identificação de focos de emissão, levando à adoção de medidas para a redução de emissões e, consequentemente, ao aumento da eficiência e redução de custos;
  • Leva a um posicionamento transparente quanto à responsabilidade climática;
  • Gera o reconhecimento da sociedade e investidores;
  • Possibilita o aumento da pontuação em diversos reportes como CDP, GRI e ISE[1];
  • Possibilita o acesso a informações sobre seu setor para benchmarking;
  • Contribui para a base de dados sobre GEE do setor privado brasileiro;

Bronze, Prata e Ouro

Ao publicar no GHG Protocol, três categorias de selo podem ser atribuídas aos inventários de gases de efeito estufa. São eles:

  • OURO: ter um inventário de GEE verificado por organismo de verificação acreditado pelo Inmetro;
  • PRATA: Publicar um inventário de GEE completo, incluindo todas as fontes de escopo 1 e 2, e escopo 3 opcional;
  • BRONZE: Publicar um inventário de GEE parcial, que não necessariamente inclua todas as fontes de escopo 1, 2 e 3.

GHG protocol

Como participar?

Existem duas opções para aderir ao GHG Protocol: o ciclo completo, que inclui uma capacitação oferecida pelo Programa Brasileiro GHG Protocol para duas pessoas, ou a publicação simples do inventário.

Custo e prazo

GHG Protocol

O Prazo para publicação do inventário vence em 31/05 para o reporte do ano anterior.

Para aderir, basta entrar em contato diretamente com o Programa Brasileiro GHG Protocol! Se tiver alguma dúvida teremos o maio prazer em ajuda. Basta deixar seu comentário a seguir.

[1] Todas as informações geradas para atender ao Programa Brasileiro GHG Protocol podem ser aproveitadas em diferentes iniciativas de reporting, como o CDP (Carbon Disclosure Project), o ISE (Índice Bovespa de Sustentabilidade Empresarial) e o GRI (Global Reporting Initiative).

Climas indicadores ambientais

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Tags