Warming Stripes – a representação da mudança do clima

warming stripes

A ciência do clima e a análise e visualização de dados estão entre as áreas do conhecimento que mais cresceram nos últimos anos, tanto em relação ao volume de informações quanto em relação à relevância e notoriedade na comunidade científica e sociedade. Uma pesquisa em buscadores de textos científicos, por exemplo, apresenta mais de 3,5 milhões de resultados para publicações relacionadas à mudança do clima e mais de 2,7 milhões sobre visualização de dados.

A intensa busca por caminhos para adaptação e melhoria do cenário climático

A mudança do clima tem sido apontada como um dos maiores desafios da humanidade. Nesse contexto, a comunidade científica tem se debruçado fortemente no estudo dos temas relacionados, visando compreender, por exemplo, as condições do clima futuro, projetar os impactos previstos, pensar as melhores soluções para a redução das emissões, os caminhos para se adaptar aos cenários climáticos, entre diversas outras questões. Com isso, o número de publicações tem crescido exponencialmente, com milhares de novas publicações a cada ano (literalmente)!

As novas possibilidades analíticas e as formas de representar uma informação

O grande poder analítico está associado ao crescimento exponencial da base de usuários de inúmeras linguagens computacionais voltadas para análise de dados, como R e Python. Os usuários dessas linguagem desenvolveram bibliotecas de análise e visualização de dados que expandiram muito as possibilidades analíticas e a flexibilidade da programação ampliou fortemente as possibilidades de representação das informações. Os jornais e revistas também potencializaram esse movimento ao incorporar e popularizar o uso de infográficos.

A ciência climática faz uso exaustivo da visualização de informações através de mapas isopléticos para o clima futuro, diagramas de sankey para o perfil das emissões, curvas mac para as opções de mitigação… e por aí segue um universo quase infinito de bons exemplos. Isso não acontece por acaso. Didaticamente, sabe-se que a absorção das informações por parte dos leitores ou do público é muito mais efetiva quando se combinam elementos textuais com as imagens. Recentemente, um grande exemplo de cruzamento e simbiose entre essas áreas do conhecimento que tem tido grande repercussão foram as warming stripes, do cientista do clima e autor principal do AR do IPCC, Ed Hawkins.

As warming stripes ganharam o público e estão fazendo sucesso

As warming stripes são um exemplo de boa representação visual icônica que evidenciam a evolução da temperatura média do planeta na era pós-industrial.

As imagens têm superado o universo técnico e científico e ganhado o grande público. Foram capa de um jornal na Alemanha, têm sido usadas nas greves pelo clima e por diversos apresentadores de meteorologia de telejornais na Europa, marcando a evolução indissociável entre a ciência do clima e a visualização de dados.

warming stripes

E você, já viu alguma imagem inspirada nessa tendência por aí? Nesse site você poderá encontrar a representação da temperatura de vários países com as Warming Stripes.

Confira e divida conosco seus comentários!

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Tags

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.