WayCarbon participa da definição de indicadores socioambientais para o governo federal

Projeto possibilitará o cálculo dos indicadores de risco climático, mitigação e adaptação das mudanças climáticas relacionados ao segmento.

 

A WayCarbon anuncia parceria com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) para a estruturação da base de indicadores e estatísticas socioambientais de riscos climáticos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas para o Ministério de Minas e Energia (MME). O trabalho, que teve início em novembro de 2021, tem projeção de término em 15 meses. 

O que é a EPE?

A EPE foi criada para realizar estudos que apoiam o MME no planejamento do setor de energia no Brasil. Com o trabalho realizado ao lado da WayCarbon, a organização tem como objetivo proporcionar ao governo maior visibilidade sobre os desafios e as oportunidades para o setor no âmbito da sustentabilidade. Estão envolvidos segmentos de energia elétrica, petróleo, gás natural e biocombustíveis.  

Como será feito o trabalho?

Caberá à WayCarbon a estruturação da base de dados voltada aos indicadores socioambientais, contemplando medidas de mitigação e adaptação de risco climático específicas para o setor. Além disso, haverá a comparação dos indicadores-chave de desempenho do Brasil com os de outros países, aprimorando a promoção da transição energética nacional.  

A estruturação dessa base de dados permitirá à EPE fornecer maior suporte ao MME e às entidades responsáveis pela formulação da Política Energética Nacional ao viabilizar maior acurácia das informações. O fato constitui importante subsídio aos programas de desenvolvimento energético, bem como aos compromissos internacionais do Brasil relacionados às Mudanças Climáticas.

Alguns exemplos são: o Acordo de Paris, assinado em 2015, e o atingimento dos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) na Agenda 2030, como o ODS 7 (Energia limpa e acessível), o ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura) e o ODS 13 (Ação contra a mudança global do clima). 

“Levando em conta o propósito da WayCarbon em catalisar e transformação para uma economia de baixo carbono, por meio de projetos de grande impacto para a sociedade e meio ambiente, o apoio técnico ao setor de energia, altamente relevante neste contexto, se faz preponderante para o contexto da mudança do clima e a  estruturação em uma agenda mais sustentável, permitindo que os órgãos responsáveis pelo planejamento setorial e as empresas do setor possam enxergar e assimilar os riscos, desafios e oportunidades nesses temas”, afirma Melina Amoni, Gerente de Risco Climático e Adaptação da WayCarbon. 

 

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.