Fórum Mundial da Água: vem aí o maior evento global sobre recursos hídricos

Fórum mundial da água

Entre os dias 13 e 23 de março de 2018, acontecerá em Brasília o 8º Fórum Mundial da Água, maior evento global sobre recursos hídricos. O evento tem como objetivo promover o diálogo sobre o tema água a nível global, visando o uso racional e sustentável desse recurso.
O evento é organizado a cada três anos e já foi realizado em sete países dos continentes África, América, Ásia e Europa. Em 2014, a candidatura do Brasil foi aceita e, pela primeira vez, o evento acontecerá no hemisfério sul, trazendo ao Brasil a temática “Compartilhando Água”.
Especialistas, gestores e organizações envolvidos com a questão hídrica estarão presentes no encontro mundial, que terá mais de 200 debates e sessões sobre diversos temas relacionados à água. Além disso, contará com a EXPO, uma área de exposições para empresas e países que desejam vender produtos e serviços para empresas, governos, países, estados, municípios e universidades.
O Fórum, por sua abrangência política, técnica e institucional, garante a participação democrática de atores de diferentes setores. Assim, permite que pessoas de qualquer lugar do mundo compartilhem, por meio da internet, ideias, experiências e sugestões que poderão ser incluídas nas discussões do encontro mundial.
O evento é organizado pelo Conselho Mundial da Água, organização internacional fundada em 1996, que possui sua sede em Marselha, na França.  Composto por representantes de governos, da academia, da sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, o Conselho reúne aproximadamente 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países.
Segundo a Agência de Brasília, cerca de 7,2 mil congressistas estão confirmados até o momento, representando 150 países. Entre os dias 13 e 23 de março, são esperadas cerca de 30 mil pessoas na Vila Cidadã, local em que diálogos sobre os temas clima, desenvolvimento, ecossistemas, finanças, pessoas e urbano acontecerão. Para visitar o espaço e participar das discussões é necessário fazer um credenciamento.
Compondo a programação do evento, Felipe Bittencourt, sócio diretor da WayCarbon, irá apresentar no dia 22 de março o MOVE – Model of Vulnerability Evaluation na palestra Modelando o risco hídrico devido à Mudança do Clima.

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Tags

Leave a Reply

Your email address will not be published.