Cidades da América Latina terão auxílio de tecnologia brasileira para contabilizar emissões de GEE

ICLEI

ICLEI fecha parceria com WayCarbon e passará a oferecer software para que as cidades da rede monitorem suas emissões de  GEE.

Durante a COP23, realizada em Bonn, na Alemanha, o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a empresa brasileira WayCarbon lançaram uma nova parceria que pretende contribuir  ainda mais para enfrentar os impactos da mudança do clima nas cidades da América Latina. A parceria facilitará o acesso dos municípios membros da Rede ICLEI  ao software CLIMAS®, um sistema para a gestão estratégica de indicadores de sustentabilidade, capaz de contabilizar e monitorar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de cidades.

Por meio da disponibilização do sistema, será possível ampliar o número de cidades que conhecem o seu perfil de emissões de GEE, identificam as atividades e as fontes de emissões que mais contribuem para a sua pegada climática e adotam medidas para reduzi-las, assumindo compromissos que vão ao encontro de um planejamento urbano resiliente e de baixo carbono, como por exemplo o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. A iniciativa reúne um movimento de mais de 7.400 cidades em todo o mundo que se comprometeram voluntariamente a agir pelo clima e do qual uma das etapas do compromisso envolve a avaliação e elaboração de inventários e análises de GEE.

Após um projeto piloto na cidade de Belo Horizonte, que demonstrou o potencial do uso do CLIMAS® para monitoramento de emissão de gases de efeito estufa em cidades, a parceria foi firmada com o objetivo ampliar o impacto que o ICLEI já causa em seus membros, oferecendo uma alternativa que reduz os custos e a complexidade da elaboração de inventários de GEE em cidades. Henrique Pereira, diretor executivo da WayCarbon, acredita que o sistema trará mais autonomia às cidades. «O que nós também temos como objetivo é que as cidades aprendam a monitorar suas emissões e façam isso continuamente, que essa seja uma informação essencial para a gestão do planejamento urbano», diz o empresário.

Para Rodrigo Perpétuo, Secretário-Executivo do ICLEI América do Sul, a ferramenta com interface amigável vai permitir maior utilização pela equipe municipal. “O ICLEI está oferecendo uma tecnologia que se converte em uma oportunidade de transversalizar a agenda de clima dentro da prefeitura, por um lado, mas também de ampliar o debate sobre mudanças climáticas nas cidades com outros grupos interessados”.

O termo de cooperação da parceria foi assinado durante a COP 23, na Alemanha, e anunciado nesta segunda-feira (27/11) durante a reunião do Fórum das Capitais Brasileiras CB27, que acontece na cidade de Recife, em Pernambuco. Espera-se que o uso da plataforma, beneficiada pela sinergia entre ICLEI e WayCarbon, colabore para o aumento do número de municípios engajados em conhecer e monitorar as suas emissões de gases de efeito estufa

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Tags

Deja un comentario

Your email address will not be published.