Estudo de Avaliação de Risco e Vulnerabilidade Climática de São Bernardo do Campo

estudo-avalição-climática-SBC

No dia 10 de agosto, foram apresentados os resultados finais do Estudo de Avaliação de Riscos e Vulnerabilidade Climática de São Bernardo do Campo, em um evento com participação de representantes da Prefeitura de São Bernardo do Campo e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Executado pela WayCarbon, em parceria com o ICLEI, o projeto também contempla propostas de medidas para a estratégia de adaptação do município e envolveu mais de 100 pessoas ao longo do seu desenvolvimento, entre atores do setor público, privado e academia. Por meio dessa construção coletiva, foram priorizadas 12 medidas em diversas frentes, como habitação, área verdes, gestão de recursos hídricos, drenagem sustentável, agricultura urbana e sistemas de resposta à ocorrência de eventos climáticos. Um importante diferencial do trabalho foi a territorialização das propostas, priorizando as áreas mais vulneráveis aos riscos climáticos. 

O estudo foi desenvolvido no escopo do Programa de Infraestrutura Urbana de São Bernardo do Campo (PROINFRA), financiado pela CAF, que abrange a construção de diversas obras de macro e microdrenagem. A análise espacializada dos diferentes riscos climáticos permitirá que a cidade se antecipe quanto aos desafios futuros, fornecendo subsídios de alta qualidade técnica para novos projetos e permitindo a incorporação da lente climática nos instrumentos de planejamento de desenvolvimento urbano da cidade. 

Parabéns a São Bernardo por este importante passo rumo à resiliência climática! 

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

3 comments

Deja un comentario

Your email address will not be published.