COP 21: a busca por um Acordo Mundial pelo Clima

COP 21

Começou oficialmente na manhã desta segunda, 30 de novembro, a Conferência das Partes Sobre as Mudanças do Clima, a COP 21, em Paris. O evento é cercado de expectativas por toda comunidade mundial, por potencialmente apresentar-se como uma ponte para um futuro menos carbono-intensivo para o planeta.

O grande objetivo neste ano é conseguir firmar um sólido acordo que fixe compromissos para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) entre os países. O desafio, porém, é de que o acordo seja firmado entre todos os países e que os compromissos assumidos se mostrem suficientemente robustos para restringir o aumento da temperatura mundial em níveis seguros para a vida no planeta. Fala-se, por exemplo, sobre a possibilidade de se estabelecer um acordo legalmente vinculante entre os países, ou seja, um acordo que fixe legalmente as metas de redução de emissão de GEE para todos.

Segundo os cientistas especializados, ligados a organizações como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o limite seguro de aumento da temperatura na Terra é de apenas 2ºC em relação às temperaturas do período pré-industrial. Porém, ainda segundo a comunidade científica, se nenhuma medida for tomada nesse momento (quando já parece bastante difícil que essa meta seja atingida) a perspectiva de aumento das temperaturas nos próximos anos é muito superior ao limite afixado. E, por consequência, o mundo lidará, cada vez mais, com eventos climáticos catastróficos nos próximos anos, tais como o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas devido ao aumento do nível do mar, a escassez de água, a diminuição das condições necessárias ao cultivo de alimentos, secas e inundações.

Nas próximas duas semanas, a COP 21 trará diversas notícias a respeito das negociações entre os países para a formulação de um acordo mundial pelo clima.

Nosso diretor Henrique Pereira está em Paris acompanhando o evento. Procuraremos sempre trazer as últimas novidades a esse respeito no Blog WayCarbon. Continue acompanhando!

COP 21

“Encontros dos Pontos Focais do Nairobi Work Programm”. Foto: Henrique Pereira

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Tags