Nasce uma nova WayCarbon na Era da Transição

Comunicar o portfólio da WayCarbon foi sempre muito desafiador. Nosso negócio é complexo, técnico e conversa com organizações que têm níveis de maturidade diversos em relação à transição climática. Entendemos que, clareza, agilidade e assertividade são essenciais na conquista de novos mercados. E, para nos comunicarmos melhor, estruturamos uma nova proposta de valor. 

A partir de agosto, a WayCarbon apresenta seu novo posicionamento baseado em três eixos de atuação: Mobilization, Transition e Regeneration.  A ideia é comunicar de forma rápida, clara e eficaz tudo o que fazemos e como fazemos, ampliando a compreensão de como a WayCarbon pode apoiar você na jornada de descarbonização e nos compromissos de uma agenda Net-Zero. 

Atualmente somos percebidos por muitos stakeholders como pioneiros e inovadores na oferta de softwares especializados em ESG e agenda climática e pelos serviços de consultoria com time altamente qualificado. Em 2022 e 2023, fomos listados entre as principais referências do mundo (a única do sul global), em tecnologia e consultoria pela Verdantix, firma independente britânica, que realiza pesquisas globalmente. Mas desejamos ir além. 

Nossa ambição para escalar e internacionalizar de verdade o negócio exigiu uma atualização de nosso discurso e branding. Entendemos que os investimentos feitos após a parceria com o Grupo Santander, em 2022, geraram o desenho de soluções digitais robustas e integradas, mas que os clientes e o mercado ainda não tinham se apropriado de tantas transformações feitas até aqui.  

No dia a dia, existem muitas oportunidades para serem exploradas pela nossa equipe técnica e comercial. E o marketing veio contribuir neste processo estratégico. A WayCarbon conversou com lideranças internas, parceiros, clientes e mercado; e foi entender como poderia comunicar tudo o que faz. A partir do planejamento estratégico do ciclo até 2026, revisitamos nossa missão e valores. Em 2024, trabalhamos no reposicionamento da marca e criamos o rebranding. E, claro, não significa que apenas mudamos a nossa logomarca e a identidade visual de nosso portfólio.  

Em primeiro lugar, a comunicação sobre o tema da sustentabilidade e mudança climática é um exercício que começa por sensibilização e engajamento de todos. Por isso, o eixo Mobilization estrutura-se com duas grandes ofertas: a WayCarbon Learning (antiga ESG Academy) e a WayCarbon Science (que reúne nossos projetos de pesquisa e desenvolvimento). 

Em direção à transformação que queremos é preciso ferramentas para a transição acontecer.  No eixo Transition, a WayCarbon integrou sistemas na plataforma digital multi-modular WayCarbon Ecosystem (que reúne os antigos Climas e Move) para uma experiência única do usuário. Será possível acessar todas as ferramentas e funcionalidades em um mesmo ambiente, facilitando o acesso, a análise e a geração de relatórios para tomadas de decisão. Também faz parte desse eixo a WayCarbon Strategy, que reúne nossa equipe de consultores altamente especializados.

Por fim, o eixo Regeneration é capaz de oferecer soluções inovadoras de remoção e redução de emissões via projetos de carbono. A WayCarbon Reduction e a WayCarbon Removal são duas frentes de produtos que complementam a jornada das empresas mais maduras nos compromissos da agenda Net-Zero. 

Sabemos da responsabilidade de um trabalho que revê a identidade de uma organização e provoca reflexões. É preciso coragem para mudar. Mudamos porque amadurecemos e estamos orgulhosos deste processo. Completaremos 18 anos no dia 16 de agosto de 2024. Estamos de cara nova e vem aí uma campanha sobre o rebranding em todos os nossos canais institucionais (redes sociais, Newsletter, site, sistemas), que explicará mais sobre essa mudança.  

A WayCarbon é única em tudo o que se propõe a fazer. No marketing, não foi diferente. Não basta integrar conhecimento científico especializado e tecnologia de ponta de forma transversal para endereçar soluções na transição climática para governos, setor privado e organismos multilaterais. É preciso ir além, regenerar, transformar, contar essa história, mover forças orientadas para um impacto positivo. Nossa forma de comunicar exigia um novo olhar para sensibilizar governos e empresas de que a Era da transição chegou. Temos pressa.  

A agenda de sustentabilidade e climática ganha cada vez mais espaço em estruturas organizacionais distintas e a Governança tem crescido muito na direção dos investimentos que possam prevenir, mitigar, adaptar e reduzir os danos sociais, ambientais e econômicos gerados pela falta de proteção do sistema climático. Nada disso será possível se os tomadores de decisão não compreenderem o nosso propósito, como e por que fazemos.  

Flávia Ribeiro
Gerente de Marketing at WayCarbon | + posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

top