WayCarbon celebra 15 anos, estratégica e tecnologicamente liderando agendas climática e ESG no Brasil

waycarbon

A WayCarbon completou 15 anos em 16 de agosto, consolidando-se como a principal consultoria de base tecnológica com foco exclusivo em sustentabilidade e mudança do clima da América Latina, com mais de 400 clientes e mais de 800 projetos entregues ao mercado.

Atualmente, 75% das companhias listadas no ISE B3 (Índice de Sustentabilidade Empresarial) contam com a sua expertise para evoluírem em seus negócios de acordo com os desafios da agenda ambiental, social e de governança, em especial em relação aos desafios relacionados à mudança do clima.

Sediada na cidade de Belo Horizonte, a WayCarbon possui ainda escritório em São Paulo, no hub de inovação InovaBRA Habitat. A empresa reúne hoje quase 150 funcionários, compondo uma equipe multidisciplinar, com forte bagagem acadêmica e de mercado.

Soluções tecnológicas de Gestão ESG e modelagem de mudanças do clima para o mercado

Neste ano, a WayCarbon anunciou a abertura de vendas diretas e via parcerias para empresas na América Latina e nos EUA interessadas no CLIMAS, software líder de mercado no Brasil para gestão ESG, cujos módulos de gestão de emissões de gases de efeito estufa, resíduos, água e energia já são utilizados em mais de 14 países por clientes com operações no exterior.

Para se ter uma ideia, o software Climas gerencia cerca de 44MtCO2e dos inventários de emissões de GEE das maiores empresas brasileiras, enquanto o Programa Amigo do Clima, plataforma de compensação de emissões de gases de efeito estufa (GEE) que atende empresas que buscam diminuir o próprio impacto climático, já negociou mais de 3.6MM tCO2e desde o seu lançamento, em 2015.

Com investimentos contínuos em P&D, uma das novidades prevista para os próximos  meses é o lançamento do software MOVE (Model for Vulnerability Evaluation) no modelo SaaS. A solução, que já foi aplicada para avaliar riscos de várias cidades e empresas, cria cenários temporais e de impactos de riscos físicos decorrentes das mudanças climáticas, a partir dos quais é possível estimar impactos financeiros. O MOVE é de especial interesse para todos os setores que possam ter pessoas e ativos expostos aos riscos climáticos, como por exemplo, energia, bancos, varejo e saúde.

“Essa solução muda o paradigma de gestão de risco climático nas organizações, permitindo mensurar os riscos físicos, inclusive para atender à demanda dos investidores por maior transparência conforme framework do Task Force for Climate-Related Financial Disclosure (TCFD)

Carla Leal
Diretora de Growth da WayCarbon.

Desde 2014, a solução já foi utilizada na composição dos Planos Climáticos das cidades brasileiras de Belo Horizonte, Betim, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Bernardo do Campo, São Paulo, Sorocaba, além de Cartago e Manizales, na Colômbia.

“Os produtos digitais, como o CLIMAS e o MOVE, têm um papel fundamental na estratégia da WayCarbon. Somos uma empresa direcionada para nosso propósito de catalisar a transição para a economia de baixo carbono. Essa missão pressupõe impacto e escala. São as tecnologias que darão alcance geográfico e setorial ao nosso impacto e potencializarão a escala da nossa influência”

Breno Rates
Diretor de Produtos na WayCarbon.

Desenvolvimento em sinergia com criação da agenda ESG no mercado global

Nascida um ano após a ratificação do Protocolo de Quioto, em 2005, a WayCarbon acompanhou o crescimento da agenda climática no mercado global, ampliando sua atuação de uma consultoria de projetos de carbono para uma consultoria de gestão estratégica de mudanças climáticas e ESG, apoiada nas soluções tecnológicas de ponta do seu portfólio ao longo de sua jornada.

“Entendemos que era fundamental mover a agenda de um campo operacional, puramente analítico, para um campo estratégico que pudesse maximizar o valor da agenda ESG pela aplicação da nossa inteligência, dados e softwares. Com um reposicionamento de produtos e o fortalecimento da equipe técnica, que se iniciou em 2020, passamos a atuar no apoio a tomadas de decisões complexas e na implementação de agendas que hoje são fundamentais aos negócios como a descarbonização, o gerenciamento do risco climático, o financiamento verde e a integração ESG”.

Henrique Pereira
Diretor da Consultoria

Felipe Bittencourt, CEO da WayCarbon, avalia que essas transformações impostas pela pandemia contribuíram para a catalisação de tendências como a inserção do ESG na avaliação de empresas pelo setor financeiro e a adoção de metas de redução dos gases de efeito estufa (GEE) pelas empresas, em especial o Net Zero, mas enfatiza que ainda há muito trabalho pela frente.

“A mudança do clima é um dos principais desafios da humanidade. Precisamos de compromissos públicos e privados crescentes e de longo prazo embasados em um novo modelo econômico de baixo impacto ambiental. Estou certo de que esse é o caminho e que essa transição para uma economia de baixo carbono já está acontecendo. E a WayCarbon existe justamente para catalisar essa mudança nas organizações”.

Felipe Bittencourt
CEO da WayCarbon

 

Clique nas imagens abaixo e assista às mensagens da nossa equipe:

capa-thumbnail-HenriqueCapa-thumbnail-Brenocapa-thumbnail-Carla

 

 
+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.