Projeto REDD+ Rio Muru abre consulta pública

Parceria entre a WayCarbon e a Angelim Participações S.A., o Projeto REDD+ Rio Muru contempla aproximadamente 30 mil hectares de floresta conservada e está localizado no Estado do Acre. Iniciado em agosto de 2022, o Projeto avança mais uma etapa, entrando em fase de Consulta Pública.

Essa fase é direcionada aos interessados do ecossistema: como empresas privadas, associações, ONG’s, pesquisadores, investidores e qualquer outro membro da sociedade civil que deseje contribuir com críticas e sugestões. A etapa aberta a comentários públicos vai do dia 25 de março a 24 de abril por meio do site da Verra.

O mecanismo REDD+ tem o objetivo de evitar emissões de gases de efeito estufa associadas ao desmatamento e degradação florestal, nesse caso, utilizando a conservação. Dessa forma, o Projeto Rio Muru atua em três principais esferas: Clima, Comunidade e Biodiversidade.

Clima e Biodiversidade

O território é  importante para a região pois o levantamento primário realizado aponta que  abriga  centenas de espécies de flora e  fauna, algumas delas ameaçadas de extinção. No escopo climático, a previsão é evitar o desmatamento  de quase 10.000 hectares de floresta ao longo de 40 anos, reduzindo aproximadamente 6.000 toneladas de carbono equivalente da atmosfera.

Comunidade

Dentro dessa esfera, o Projeto prevê a implementação de atividades que estão atreladas às principais demandas levantadas e desafios  sociais diagnosticados com a participação ativa da comunidade local. Dessa forma, foi construída uma abordagem sistematizada de transformação social, baseada em quatro pilares principais: Saúde, Educação, Infraestrutura e Economia. 

O plano de ação foi organizado em três períodos de cinco anos (qüinqüênios). Como parte dele, foram mapeadas 136 ações possíveis dentro da área de influência do projeto, que visam impactar positivamente 150 famílias. 

Por que o Projeto REDD+ Rio Muru é um projeto de Alta Qualidade e Integridade? 

Alguns elementos atestam o fato de o Projeto REDD+ Rio Muru ter Alta qualidade e Integridade: como a parceria entre Perfin (por meio da Angelim Florestas) e WayCarbon, empresas com forte governança e acionistas reconhecidos internacionalmente. 

Outro ponto importante é a segurança. Identificada como um dos principais fatores de risco em projetos de REDD+ no Brasil, a análise da titularidade da terra é fundamental para garantir a permanência e mitigar disputas de propriedade. Por isso, visando garantir a segurança fundiária do Projeto, foram contratados dois escritórios de advocacia especializados e renomados no Brasil.

Por fim, foi estabelecido um  plano de ação social com a participação da comunidade, com o objetivo de quebrar o ciclo econômico que causa o desmatamento e promover melhorias na qualidade de vida da população local.

Para mais informações, entre em contato com nossos especialistas.

 

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.