Revista Exame é carbono neutro por meio do Amigo do Clima

A Exame, um dos principais veículos de negócios do Brasil, anunciou no último mês que a revista impressa agora é carbono neutro por meio do programa Amigo do Clima, desenvolvido pela WayCarbon, consultoria referência em sustentabilidade. Isso significa que todo o CO2 emitido no processo de impressão da revista, da extração da matéria-prima ao descarte ou fim de vida, foi compensado por meio da compra de créditos de carbono. 

As potenciais emissões anuais da revista, considerando a tiragem por edição, foram estimadas em cerca de 169 toneladas de carbono equivalente. A partir desse número, a empresa compensou toda a pegada de carbono das revistas produzidas em 2022. “Começamos pela revista por ser nossa fonte de emissões mais relevante. Mas não vamos parar por aí, o próximo passo é neutralizar o carbono de toda a operação”, afirmou Talita Assis, especialista em meio ambiente da Exame, em matéria do próprio portal. 

Para realizar esse processo, o Amigo do Clima calcula as emissões e orienta a compra de créditos de carbono provenientes de projetos que geram benefícios socioambientais. Dessa forma, já auxiliou empresas a compensarem mais de 7,8 milhões de toneladas de CO2 desde sua criação, em 2014. 

Garantindo transparência e rastreabilidade, o programa atua de acordo com os mais altos padrões internacionais do mercado voluntário de carbono. Entre eles, estão: o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), elaborado no âmbito do Protocolo de Quioto, e o Verified Carbon Standard (VCS), desenvolvido pela Verra, organização global que produz normas para que governos e empresas atinjam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e outros desafios climáticos.  

Qual foi o projeto escolhido para aquisição dos créditos? 

Um projeto de redução das emissões provenientes do desmatamento e da degradação florestal (REDD) da Amazônia Brasileira foi o escolhido para realizar a compensação da revista. Localizado em Paragominas, no Pará, o objetivo do projeto é conservar áreas florestais e apoiar o desenvolvimento social sustentável da região, monitorando a biodiversidade no âmbito das atividades de certificação FCS (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal) e REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal, do inglês, Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation). 

O que é um produto carbono neutro? 

Primeiro, é preciso compreender o que é pegada de carbono. Trata-se de um estudo que estima os possíveis impactos de atividades variadas na atmosfera a partir do mapeamento da quantidade de gases emitidos, como o dióxido de carbono (CO2). É possível mensurar a pegada de carbono de operações de uma companhia, de eventos, de produtos e até mesmo de indivíduos. O resultado é apresentado em quilogramas (kg) ou toneladas (t) de CO2e. 

Para que um produto seja carbono neutro todas as potenciais emissões mapeadas na sua pegada de carbono precisam ser devidamente compensadas, de modo a neutralizá-las. Essas compensações podem ser feitas por meio da compra de créditos de carbono de projetos certificados que possuem foco na redução, sequestro ou até mesmo remoção de emissões. Alguns exemplos são: projetos de substituição de combustíveis, de geração de energia renovável e de REDD, como no caso da Exame. 

 

Conheça outros produtos carbono-neutro já compensados pelo Amigo do Clima 

Maria Luiza Gonçalves
Jornalista e Analista de Comunicação at WayCarbon | + posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.