Shell busca o Net Zero com apoio de soluções baseadas na natureza

Fundada em Londres, em 1897, a Shell é uma das maiores empresas de energia do mundo. Atua em 70 países e emprega cerca de 92 mil funcionários. O posicionamento atual da empresa consiste em utilizar tecnologia e inovação para atender à demanda global por energia de maneira responsável. 

Em seu relatório de sustentabilidade 2021, a Shell destaca seu compromisso em se tornar uma empresa Net Zero. Para isso, o plano é reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE) das operações, capturar emissões remanescentes por meio de tecnologia, proteger os sumidouros naturais de carbono e compensar as emissões inevitáveis, tanto pela Shell quanto por seus clientes. 

E a compensação de emissões de GEE envolve, claro, a geração e a compra de créditos de carbono. Por isso, a companhia sentiu a necessidade de avaliar com maior profundidade o mercado de carbono, contando com o apoio da WayCarbon nesse desafio. 

A área de consultoria da WayCarbon desenvolveu um estudo e apresentou para a Shell em quatro workshops, realizados ao longo de 2022. A principal entrega do trabalho foi um mapeamento do potencial de geração de créditos a partir de projetos de soluções baseadas na natureza (NBS) no Brasil. Junto a cada solução, a WayCarbon também levantou os custos envolvidos e as barreiras de implementação, montando um retrato para a atuação da Shell nesse mercado. 

Segundo a Union for Conservation of Nature (IUCN), as NBS são “ações para proteger, gerenciar de forma sustentável e restaurar ecossistemas naturais ou modificados, que abordem os desafios da sociedade de forma eficaz e adaptativa, proporcionando simultaneamente benefícios para o bem-estar humano e a biodiversidade”. 

Leonardo Bento, NBS Business Development Manager LATAM da Shell, conversou com nossa equipe sobre a realização do projeto, que foi realizado com equipes de diversos países, os principais desafios e os resultados alcançados. Abaixo, é possível conferir a entrevista na íntegra. 

1.Quais desafios levaram a Shell a procurar a WayCarbon? 

O desafio que a Shell enfrenta para ser uma empresa que fornece soluções energéticas neutras em carbono até no seu escopo 3, não é trivial. Shell tem capacidade interna para identificar quais ações são necessárias para materializar as duas prioridades no processo de descarbonização, que são evitar e reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE).  

Porém, na fração correspondente a compensação de emissões de GEE (que não é possível evitar ou reduzir), para apoiar o processo de tomada de decisões, é preciso capturar conhecimento dos atores que tem agido historicamente no mercado voluntario de créditos de carbono. A WayCarbon é um desses atores no Brasil e solicitar seu apoio foi um passo que aconteceu de forma totalmente orgânica.  

2. Qual é a importância do mercado de carbono para a Shell? Qual papel a empresa visa desempenhar nesse mercado? 

A Shell recorrerá ao mercado de carbono para compensar aquelas emissões dos escopos 1 e 2 e, sobretudo, escopo 3, que não consegue evitar ou reduzir. Atendendo ao volume de créditos que isso implica, a Shell visa participar do mercado voluntario de carbono através do financiamento e eventual desenvolvimento de atividades focadas em Soluções Baseadas na Natureza (NBS, pelas suas siglas em inglês).  

3. Poderia contar um pouco mais sobre a experiência de desenvolver o projeto com a participação de atores de diversos países? 

A Shell é uma empresa multinacional e a cultura interna de agregação cultural é forte. Portanto, este projeto não tem sido fundamentalmente diferente a outros que a empresa desenvolve no âmbito dos mercados de carbono e além. 

4. Na sua visão, qual o principal resultado ou aprendizado que a empresa obteve após a realização dos workshops? 

A Shell ganhou entendimento de quais opções existem no Brasil que conseguem contribuir aos objetivos climáticos que a empresa formulou e se comprometeu publicamente a atingir. Adicionalmente, foi possível entender algumas dinâmicas particulares do mercado brasileiro. 

5.Como o apoio técnico da WayCarbon vai dar suporte à estratégia NBS da Shell? 

O apoio da WayCarbon vai facilitar o processo de tomada de decisão para a priorização de atividades de mitigação de mudanças climáticas que podemos desenvolver no Brasil. 

Leia mais sobre as NBS no nosso blog. 

Fontes:

https://cebds.org/para-entender-as-solucoes-baseadas-na-natureza/#.Y2F5znbMLrc 

https://blog.waycarbon.com/2021/09/solucoes-baseadas-na-natureza-relevancia-para-agenda-climatica/ 

Maria Luiza Gonçalves
Jornalista e Analista de Comunicação at WayCarbon | + posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.