Net Zero: WayCarbon incorpora metodologia de descarbonização ao Climas

Em agosto, a WayCarbon anunciou ao mercado o novo módulo Net Zero do Climas, software de gestão integrada ESG e de GEE. Com essa novidade, as empresas terão maior facilidade para simular diferentes alternativas para o estabelecimento de seus compromissos climáticos. A proposta é analisar a projeção de cenários futuros de crescimento dos negócios e apontar as melhores decisões tecnológicas e de investimento para tornar concreta a jornada de descarbonização.  

A nova oferta da WayCarbon entrega ao mercado a inteligência necessária para um plano de descarbonização cientificamente e financeiramente estruturado, por meio de uma solução que dá visibilidade aos custos necessários para implementar as mudanças operacionais no curto, médio e longo prazo, ou seja, é uma solução que mostra como conciliar o crescimento da organização e, simultaneamente, reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), considerando todos os seus processos produtivos e seus planos de expansão. 

“Uma das grandes dores enfrentadas pelas organizações comprometidas com estratégias de descarbonização é a visibilidade quanto às mudanças e aos investimentos que serão necessários para atingir essas metas. A proposta da WayCarbon é justamente trazer um olhar estratégico que permita à empresa não apenas ter a visibilidade sobre todas as premissas e definições na construção do plano de descarbonização, mas também o acompanhamento futuro, incluindo revisão de premissas, inclusão de novos projetos de mitigação e monitoramento contínuo dos resultados ao longo do tempo”, explica Carla Leal, Diretora de Digital da WayCarbon.  

Agenda Net Zero e o mercado de capitais

É crescente a pressão de bancos e investidores para que suas carteiras de investimentos se tornem Net Zero. A instituição global The Net Zero Asset Managers Initiative conta atualmente com mais de 315 signatários e US$ 59 trilhões em ativos comprometidos com a meta Net Zero até 2050. E mais: quatro das cinco maiores gestoras de ativos do mundo (BlackRock, UBS, Fidelity e State Street) fazem parte dessa iniciativa, indicando que o mercado de capitais global está definitivamente mobilizado para impulsionar a agenda Net Zero.   

Corroborando com esse cenário, está o estudo da Kearney com as 38 maiores empresas do país – “Mercado Brasileiro: uma jornada rumo ao net-zero” – que aponta que o principal fator motivador que leva as empresas a descarbonizarem suas operações é a facilidade de receber aporte de investimentos. Quase todas as empresas consideradas avançadas em Net Zero pela Kearney tiveram acesso a algum tipo de investimento ou financiamento “verde”. 

Qual é o potencial do mercado Net Zero? 

Para ser considerada Net Zero, em termos de emissões em toda a sua cadeia de valor, uma organização precisa não apenas zerar as emissões diretas de seu negócio, mas também atuar sobre as emissões indiretas relativas aos seus fornecedores. Esse mercado deve movimentar cerca de US$ 16 bilhões até 2028, ​​​​segundo a firma independente de consultoria global Verdantix. 

Empresas comprometidas com as metas baseadas na ciência (que aderiram ao SBTi) estão na dianteira da agenda Net Zero, mas ainda têm gaps de entendimento sobre como implementá-la. De acordo com Leal:

“Se um negócio visa crescer 50% até 2030, o volume de emissões também irá crescer proporcionalmente se nada mudar no processo produtivo. As empresas precisam considerar esse fator e se planejarem financeiramente para os investimentos necessários em relação aos custos de descarbonização em cenários futuros. Nossa solução visa trazer luz a esse desafio no curto, médio e longo prazo.”

Evento de lançamento 

O lançamento do módulo ocorreu na manhã do dia 17 de agosto, na sede do Santander, em São Paulo, e também marcou a comemoração do aniversário de 17 anos da WayCarbon. O evento contou com a presença da equipe e diretores da organização, representantes do Banco Santander (que investiu na WayCarbon em 2022), jornalistas e clientes do Climas, como Constellation, Raia Drogasil, Mitre, Allos (ex-Aliansce Sonae) e Tegra. 

A palestra de abertura foi feita por Karina Litvack, que é Embaixadora e Presidente Fundadora da Climate Governance Initiative Climate, entidade que mobiliza conselhos de administração em todo o mundo a endereçar a mudança climática de forma estratégica nos negócios. Litvak também atua no conselho de administração da operadora italiana de rede elétrica Terna S.p.A., onde integra o Comitê de Controles, Riscos e Sustentabilidade e o Comitê de Nominations, Governança e Cenários. Nessa abertura, Litvak trouxe o panorama global de evolução da conscientização dos Conselhos de Administração a respeito da mudança do clima ao redor do mundo.   

Em seguida, Felipe Bittencourt, CEO da WayCarbon, e Luiz Masagão, Tesoureiro do Santander Brasil, Head de mercados LATAM do Santander e presidente do conselho da WayCarbon, abordaram como as agendas de acesso a mercados de capitais serão impactadas nos próximos anos, sob o viés da agenda climática. “O lançamento do módulo Net Zero será transformador na jornada da WayCarbon. Acreditamos que o alinhamento da pauta de sustentabilidade com a pauta de negócios é o que vai trazer viabilidade para uma conversa que de fato gere valor para as empresas e para a sociedade”, avaliou Masagão.

Bittencourt relembrou que foi necessário ter resiliência para trabalhar com carbono em 2006, quando o tema não era difundido como nos tempos atuais. “É gratificante ter a oportunidade de sonhar maior, aumentar o nosso impacto ao conquistar um parceiro estratégico como o Santander ao nosso lado. Sempre achamos que o setor financeiro é um dos mais importantes para fazer a transição para uma economia de baixo carbono de forma acelerada”, disse.

Para encerrar o evento, Carla Leal, Diretora de Digital, e Henrique Pereira, Diretor de Consultoria da WayCarbon, abordaram o processo de desenvolvimento do módulo, que uniu as expertises de consultoria e de tecnologia da empresa. “Levamos cerca de um ano para desenvolver esse produto, mas o conhecimento por trás veio de nossos 17 anos de experiência acadêmica e de mercado em projetos de descarbonização”, apontou Pereira. 

Repercussão na mídia 

O lançamento do módulo Net Zero do Climas foi destaque em veículos de imprensa nacionais e internacionais. Confira: 

Valor Econômico 

Forbes 

Capital Reset 

InforChannel 

Agência EFE

Maria Luiza Gonçalves
Jornalista e Analista de Comunicação at WayCarbon | + posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.