Estudo de caso: incorporando a inclusão na ação climática

A mudança climática afeta de forma desproporcional grupos em estado de vulnerabilidade social. Por isso, ação climática e a igualdade de gênero e inclusão social (GESI) estão interconectadas e não devem ser tratadas em silos. É o que aponta o Governo Britânico no learning paperEmbedding inclusion in climate action: Lessons from the UK PACT Green Recovery Challenge Fund Portfolio”, publicado em janeiro de 2024. 

Um dos estudos de caso presentes no material é o projeto “Integração das avaliações de risco climático no Brasil”, implementado pela WayCarbon e pela 2 Degrees Investing Initiative (2DII), com financiamento do programa UK PACT (Parcerias para Transições Climáticas  Aceleradas) 

Realizado entre fevereiro de 2021 e novembro de 2022, o projeto teve como um dos focos o desenvolvimento e implementação uma estratégia de neutralidade climática com uma abordagem de transição justa para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Como o trabalho foi feito? 

Para incorporar uma abordagem inclusiva, a equipe realizou uma avaliação de transição justa. Isso envolveu pesquisa documental, juntamente com questionários para monitorar aspectos de GESI e transição justa durante a implementação da estratégia climática.  

Principais resultados 

Como resultado do projeto, o BNDES adotou uma estratégia de neutralidade climática sob a ótica da transição justa e a utilizará para orientar seus investimentos até 2050. Esses podem fortalecer linhas com co-benefícios socioambientais como o Fundo Clima, integrar indicadores de transição justa como geração de empregos e reforçar as práticas do banco para o monitoramento de efetividade dos seus desembolsos   

O que é o UK PACT? 

Financiado pelo International Climate Finance do Reino Unido, o programa UK PACT (Partnering for Accelerated Climate Transitions, em inglês) oferece capacitação e suporte técnico para ajudar os países com altas emissões de gases de efeito estufa que se qualificam para receber Assistência Oficial ao Desenvolvimento (ODA) e têm potencial para uma alta redução de emissões. 

Segundo Nathalia Pereira, Coordenadora de Finanças Sustentáveis da WayCarbon, “entre os diversos projetos já implementados e em desenvolvimento pela WayCarbon junto ao UK PACT, o foco na ampliação de capacidades técnicas e institucionais dos beneficiários representa uma força significativa, a partir de teorias da mudança robustas. Contribuir para a expansão do financiamento climático que catalise uma transição justa e resiliente tem sido um direcionador da nossa atuação.” 

 Leia o estudo de caso completo. 

 

 

Maria Luiza Gonçalves
Jornalista e Analista de Comunicação at WayCarbon | + posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.