O que representa a entrada da WayCarbon na IFRS Sustainability Alliance?
Apoiar as empresas em compreender como internalizar a agenda de sustentabilidade na estratégia de negócio é parte fundamental do trabalho que a WayCarbon realiza há mais de 17 anos. Com intuito de fortalecer essa pauta, nos tornamos membros globais da IFRS Sustainability Alliance e acreditada como um Solution Provider.
A IFRS Sustainability Alliance é um o programa global de adesão para padrões de sustentabilidade, relatórios integrados e suporte empresarial. A rede combina a Business Network e a SASB Alliance em um novo programa mais amplo e direcionado para apoiar as empresas globalmente às novas diretrizes da ISSB (International Sustainability Standard Board).
Como Solution Provider, a WayCarbon passa a ter acesso a materiais exclusivos, treinamentos e participar de discussões internacionais junto ao board técnico da IFRS, com isso, ampliamos nossa capacidade, ferramentas, metodologias e atuação para apoiar nossos clientes com a integração e aplicação das normas em suas estratégias.
Glossário da sustentabilidade
A sopa de letrinhas da sustentabilidade vem ganhando cada vez mais siglas e relevância. A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) tornou obrigatório, para empresas listadas, o reporte de informações relacionadas a sustentabilidade e clima (S2) a partir de 2026. Isso ocorreu através da resolução 159/23, baseada no padrão internacional emitido pelo International Sustainability Standards Board – ISSB.
Para contribuir com a clareza dos relatos e no combate ao greenwashing, o ISSB criou padrões internacionais de divulgação de informações de sustentabilidade para o mercado financeiro, o IFRS (International Financial Reporting Standards) S1 – relacionado à sustentabilidade – e o IFRS S2, este voltado ao clima.
Para o relato, as empresas devem compreender quais são os riscos e oportunidades de temáticas relacionadas à agenda ESG que podem afetar os fluxos de caixa. Para tanto, devem ser considerados aspectos climáticos e socioambientais na estratégia das companhias, além de métricas, metas e a governança transparente para o mercado.