O que significa entrar no Green Quadrant da Verdantix?

A WayCarbon é a única organização do Sul Global presente no Green Quadrant, pesquisa global conduzida pela Verdantix, que tem o papel de apoiar empresas na seleção de fornecedores de software e serviços para atuação na agenda climática e de sustentabilidade. A WayCarbon foi selecionada para três quadrantes em 2023 (como a pesquisa é realizada a cada 18 meses, aproximadamente, os resultados de 2024 ainda não foram publicados), um por seus serviços de consultoria e dois pela plataforma digital Ecosystem: Enterprise Carbon Management Software; Climate Change Consulting Report; e ESG Reporting and Data Management Software. Mas por que esse reconhecimento é tão importante?

Para uma solução ser listada no Green Quadrant, precisa passar por um processo rigoroso. A Verdantix realiza uma pesquisa qualitativa com mais de 2.000 empresas no mundo sobre provedores de solução: para entrar na lista, o fornecedor precisa ser citado ou reconhecido por determinada porcentagem dos entrevistados (o número exato não é disponibilizado). Além disso, é preciso realizar demonstrações de cerca de duas horas, comprovar a experiência em múltiplos setores da economia por meio de cases e responder questionários detalhados. Para o levantamento sobre reportes e dados ESG, por exemplo, o formulário continha 115 questões, 15 categorias de capacidade e 11 categorias de dinâmicas de mercado. Os especialistas da Verdantix ainda fazem pesquisas de dados públicos para complementar e comprovar informações. 

Fundada em Londres em 2008, a Verdantix é uma firma de pesquisa independente de alta credibilidade, comprovada por meio de seus estudos, eventos e serviços de consultoria. Seu objetivo é aprimorar a tomada de decisão de lideranças pelo mundo em seis áreas: EHS e Qualidade; ESG e Sustentabilidade; Net-Zero e Risco Climático; Transformação Industrial; Setor Imobiliário e de Construção; e Gerenciamento de Riscos. 

A análise do Green Quadrant oferece aos compradores uma comparação estruturada e baseada em evidências sobre as soluções identificadas, o que guia e facilita as decisões de compra. Na conclusão da análise, as empresas são divididas em quadrantes entre: Inovadoras, Líderes, Desafiadoras e Especialistas. Veja na figura abaixo: 

Figura 1: Green Quadrant Climate Change Consulting Report 2023, Verdantix.

Quais são os critérios para uma empresa ser incluída no Green Quadrant? 

Para a construção do Green Quadrant de consultoria, mais de 50 empresas foram avaliadas e apenas aquelas com o potencial de apoiar implementações complexas em escala foram selecionadas. Para isso, são definidas pontuações mínimas a partir dos critérios abaixo: 

  • Cobertura de mais da metade das categorias de capacidade do Green Quadrant 

Para garantir que os participantes possam oferecer uma ampla gama de projetos de consultoria em mudança climática, os fornecedores só foram incluídos no quadrante se demonstrassem capacidade em pelo menos 50% das seguintes categorias de capacidade: estratégia e implementação de resiliência climática; estratégia e implementação Net-Zero; gerenciamento e divulgação de dados climáticos; e descarbonização de ativos. 

  • Pelo menos 200 consultores dedicados a mudança climática 

Para se qualificarem para participar do Green Quadrant, as empresas precisam empregar 200 consultores dedicados ao tema. Embora as empresas com menor capacidade de consultoria e advisory possam oferecer recursos semelhantes, a pesquisa constatou que elas não conseguem entregar de forma adequada projetos em todas as categorias para atender às necessidades de todos os compradores. 

  •  Presença global 

Para se qualificar para o estudo, os participantes tiveram que demonstrar que operam com pelo menos dois escritórios em países diferentes. Dessa forma, mostram que têm estrutura e potencial de escala para atender atores internacionais. 

Qual é a metodologia por trás do Green Quadrant? 

A Verdantix trabalha para analisar todas as empresas que se qualificariam para inclusão nas pesquisas. Caso o convite seja recusado ou não haja resposta, é feita uma buscar de informações públicas no intuito de demonstrar o posicionamento de mercado dessas companhias. Se os dados forem considerados completos e precisos para formar uma base de benchmarking, a empresa é incluída na análise. 

Um dos pontos mais importantes no levantamento é a perspectiva do comprador. Para obtê-la, a Verdantix entrevista clientes de referência e indivíduos que contrataram ou estão planejando adquirir o produto ou serviço analisado. Para avaliar a experiência, os recursos, os resultados comerciais e as estratégias de cada provedor, os especialistas da Verdantix coletam evidências de fontes públicas e ainda conversam com vários representantes de cada serviço, além de especialistas do setor. Quando os provedores afirmaram ser os “melhores da categoria”, são desafiados a comprovar a afirmação. 

As publicações completas podem ser encontradas nos links abaixo (em inglês e restrito a assinantes): 

Green Quadrant: Enterprise Carbon Management Software 2023 

Green Quadrant: Climate Change Consulting Report 2023 

Green Quadrant: ESG Reporting And Data Management Software 2023 

Conte com a credibilidade e autoridade técnica da WayCarbon para guiar sua empresa na jornada de sustentabilidade e descarbonização. Entre em contato com nossos especialistas. 

Maria Luiza Gonçalves
Jornalista e Analista de Comunicação at WayCarbon | + posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

top