Americanas: rotulagem climática com apoio do Amigo do Clima

Mais de 1,3 mil itens com certificação socioambiental estão disponíveis para venda na plataforma Americanas + Clima  

Desde o final de 2021, os clientes do app e site Americanas têm a opção de comprar produtos certificados como carbono neutro na iniciativa de rotulagem climática Americanas + Clima, página especial que os ajudará a encontrar itens que contribuem para o combate às mudança do clima.

A ação é desenvolvida junto dos selos Eu Reciclo, Sistema B e Amigo do Clima, programa da WayCarbon que já compensou mais de 7,8 milhões de toneladas de CO2e desde sua criação em 2014. Com mais de 1,3 mil itens com certificações socioambientais disponíveis, a Americanas + Clima reforça o compromisso da Americanas S.A. com sua forte agenda ESG (siga em inglês para ambiental, social e de governança) e com a Agenda 2030 da ONU.  

A Americanas + Clima está alinhada à tendência de consumo consciente orientado pela rotulagem climática, que tem chamado cada vez mais a atenção dos consumidores em busca de produtos de empresas compromissadas com a redução do impacto ambiental, com filtros específicos de sustentabilidade para a comunicação das suas ações de responsabilidade socioambiental.       

 “O poder de escolha está na mão do consumidor, toda empresa pode fazer alguma coisa com relação às mudanças climáticas e a conscientização de seus clientes a respeito do impacto dessas ações também faz parte do caminho para um mundo preparado para lidar com as mudanças climáticas. O Programa Amigo do Clima quer se tornar um dos principais parceiros dos consumidores nessa jornada”, afirma Felipe Bittencourt, CEO da WayCarbon.   

“A pandemia despertou uma consciência social nunca vista, com uma sociedade cada vez mais atenta ao que está consumindo. Ao trazer as certificações e selos dos produtos comercializados para a jornada de compra do cliente, estimulamos e damos a escolha de um consumo com um olhar mais responsável. É um direito legítimo da sociedade e uma responsabilidade de todos nós”, destaca Bruna Sabóia, gerente de sustentabilidade da Americanas S.A..     

Porque a rotulagem climática é importante  

Quando uma empresa afirma que seu produto é carbono neutro, isso significa que ela neutralizou as emissões de gases do efeito estufa (GEE) relacionadas à sua produção, desde a criação até o descarte. A rotulagem climática atesta o compromisso desse processo de neutralização em avaliações de instituições certificadoras, em sintonia com critérios da ciência, para fazer coro ao enfrentamento da crise climática.   

Sem ações que façam frente às mudanças do clima, a temperatura terrestre está projetada para aumentar mais de 3 °C até o final do século 21, tornando, entre outros fatores, a ocorrência cada vez maior de eventos climáticos extremos.   

Com o objetivo de limitar o aquecimento global, foi criado o Acordo de Paris: um compromisso mundial em que governos e empresas do mundo todo para desenvolver metas para a redução das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) e limitar o aumento da temperatura em até 1,5°C até 2050.  

A Ação Contra a Mudança do Clima é também o 13º objetivo do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que aponta aos 193 Estados-membros a urgência do combate às alterações climáticas e os seus impactos.    

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.