WayCarbon faz mapeamento inédito das emissões do setor de petróleo e gás

A WayCarbon realizou um projeto de mapeamento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de 37 empresas que fazem parte do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), representante institucional do setor que atua há 65 anos em prol do desenvolvimento dessa indústria, nos aspectos regulatórios e institucionais. O trabalho contou com os especialistas da Consultoria e o uso do Climas, software de Gestão ESG e Gestão Climática desenvolvido pela empresa. 

O projeto trouxe luz às emissões do setor de petróleo e gás do Brasil, que não haviam sido mapeadas individualmente no inventário nacional e, portanto, não tiveram seu impacto claramente divulgado. Além disso, gerou uma evolução na gestão dessas informações. “As discussões com as integrantes do IBP foram muito ricas, principalmente sobre possíveis melhorias nos inventários e a identificação dos indicadores do setor, que segue sendo um desafio pela variedade de atividades desenvolvidas”, conta Eloisa Casadei, da equipe de Mitigação da WayCarbon

Os resultados do trabalho foram apresentados por Julia Rymer, Gerente de Mitigação da WayCarbon, durante o Rio Oil & Gas 2022, maior evento do setor na América Latina, realizado entre 26 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro. “Nesse primeiro levantamento, realizado com associadas do IBP, identificamos a representatividade dos segmentos do setor de O&G, por ordem de impacto: downstream, com 52%; upstream, com 42%; e midstream, com 7%. Esse mapeamento vai servir para a avaliação das medidas custo-efetivas para a descarbonização”, finalizou Julia Rymer, gerente de Mitigação da WayCarbon e uma das palestrantes. 

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.