Climate Ventures e WayCarbon lançam calculadora de impactos climáticos

A Climate Ventures e a WayCarbon anunciam neste mês o lançamento de uma calculadora de impacto climático para o setor de Florestas e Uso do Solo. Com uso gratuito, a ferramenta, que é inédita na América Latina, foi desenvolvida com o apoio do Fundo Vale, do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Bayer e Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).  

Inicialmente, a calculadora poderá ser utilizada por empresas, startups verdes e investidores dedicados à recuperação de florestas e ao bom manejo de solos, e irá permitirá a mensuração da estimativa de redução de toneladas de carbono/ano de cada projeto, em emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) e outros indicadores de impacto climático.  

A ferramenta irá utilizará cálculos automatizados baseados em metodologias já consolidadas, como IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) e o GHG Protocol, tornando-se assim uma solução de grande relevância para a adequação dos projetos em desenvolvimento ou em fases iniciais, auxiliando na projeção dos argumentos de venda de soluções climáticas.  

“Sabemos o tamanho do desafio que é medir o impacto climático de um negócio ou solução e a importância de tirar da invisibilidade esse impacto. Por isso é muito gratificante ver a primeira versão da calculadora sendo lançada. É o primeiro grande passo nessa jornada e esperamos seguir evoluindo e transformando esta ferramenta, para que ela contemple não só os impactos ambientais, mas também sociais e econômicos”, finaliza Henrique Pereira, Diretor de Consultoria da WayCarbon. 

Como funciona 

Com acesso gratuito através do site www.aondaverde.com.br/calculadora, a calculadora gera resultados que levam em consideração dados sobre a performance do projeto em cinco fatores de impacto positivo:  

1) redução de uso de insumos agrícolas; 

2) restauração de florestas; 

3) aprimoração do manejo na produção florestal; 

4) redução de queima de resíduos agrícolas; 

5) prevenção de desmatamento.  

Além dos fatores de impacto, são considerados detalhamentos do projeto em análise, tais como: processos de nitrogenização do solo utilizados em substituição aos insumos tradicionais, total da área/ano restaurada, tipo de bioma da área e tipos de culturas impactadas pela solução. O resultado é fornecido em toneladas de carbono/ano que deixarão de ser emitidos, acompanhado de um comparativo em emissões de carbono de automóveis. A simulação também apresenta um gráfico com o volume das emissões distribuído pelos cinco fatores de impacto. 

A ferramenta vem para oferecer uma alternativa para empresas e startups que não encontram no mercado solução similar para negócios em fase inicial. As grandes empresas já usam consultorias para fazer seus inventários de carbono, mas os empreendimentos menores não o fazem, seja por falta de cultura, tempo, orçamento ou tecnologia.   

Evento de lançamento 

O lançamento da ferramenta ocorreu na tarde de segunda-feira, 19 de junho, na sede da agência FutureBrand, localizada no bairro Vila Madalena, em São Paulo. O público incluiu investidores, grandes empresas e outras organizações ligadas à agenda climática. Na abertura, Henrique Pereira (Diretor de Consultoria da WayCarbon), Patrícia Grossi (Coordenadora de Finanças Sustentáveis da WayCarbon) e Daniel Contrucci (Diretor executivo da Climate Ventures) apresentaram o propósito da Calculadora.  

Em seguida, Marcelo Salazar e Raimunda Rodrigues, da startup Mazô Maná, fizeram um teste com a ferramenta e abordaram a importância de materializar os impactos positivos da economia sustentável ao lado dos povos indígenas e ribeirinhos no norte do Brasil. Fundada em Altamira, no Pará, a Mazô Maná desenvolve formulações balanceadas altamente nutritivas, utilizando ingredientes da floresta produzidos por populações tradicionais que vivem em áreas protegidas. 

Na etapa final do evento, Amanda Magalhães, Project Manager da Climate Ventures, falou sobre as especificidades técnicas, estudos e metodologias usados na construção da Calculadora. Por fim, o público tirou dúvidas, fez comentários e ofereceu sugestões de melhorias para a ferramenta. 

Repercussão na imprensa 

O lançamento foi destaque na Capital Reset no dia 15 de junho. A jornalista Ilana Cardial entrevistou Patrícia Grossi, Coordenadora de Finanças Sustentáveis da WayCarbon, e Daniel Contrucci, diretor executivo e cofundador da Climate Ventures. A Agência Envolverde também repercutiu o lançamento nesta terça-feira, 20 de junho. Clique abaixo para conferir: 

Capital Reset 

Agência Envolverde 

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.