WayCarbon marcará presença na COP28

Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, irá receber a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) de amanhã, 30 de novembro, até 12 de dezembro. Com o objetivo de cumprir os pilares do Acordo de Paris, o evento terá o foco em quatro mudanças de paradigma: acelerar a transição energética e reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) antes de 2030; cumprir promessas antigas e estabelecer a estrutura para um novo acordo financeiro; colocar a natureza, as pessoas, as vidas e os meios de subsistência no centro da ação climática; além de mobilizar os atores envolvidos em direção a uma COP mais inclusiva. 

O cenário macroeconômico é desafiador, marcado por guerras, altas taxas de juros e inflação na maioria dos mercados, questões que acabam tirando o foco da urgência em evitar a crise climática. Além disso, a realização do encontro dentro de um dos maiores produtores de petróleo do mundo é um ponto de atenção, já que a queima de combustíveis fósseis é a origem de grande parte das emissões globais. O receio é que a aconteça o mesmo que na COP27, quando as tentativas de eliminar o uso de combustíveis fósseis pelos países não obteve sucesso. 

 “A complexidade e os custos envolvidos na prospecção, extração, refino e transporte do petróleo são notáveis, mas esses custos são diluídos devido ao enorme volume produzido de combustíveis fósseis, refletindo a alta demanda global. Por outro lado, a realidade climática nos mostra que o mundo precisa de uma solução energética custo eficiente e de baixo carbono para substituir, mesmo que em parte, o petróleo”, analisa Felipe Bittencourt, CEO da WayCarbon, em artigo publicado no jornal O Globo. 

O executivo também comentou em segundo artigo, para o EPBR, outros pontos que serão destaque nesta edição da Conferência. “Espera-se que muitos países atualizem suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) durante a COP28, comprometendo-se com metas de redução de emissões mais ambiciosas. É aí que o mundo realmente medirá o sucesso da conferência”, diz Bittencourt. 

O CEO representará a WayCarbon no evento ao lado de Luisa Valentim (Head de Novos Negócios) , Melina Amoni (Gerente de Riscos Climáticos e Adaptação) e Bruna Araújo (Gerente de Finanças Sustentáveis). Como parte dos preparativos, os especialistas fizeram uma curadoria dos eventos imperdíveis da COP28 que poderão ser acompanhados online, confira abaixo.

Em quais painéis a WayCarbon estará na COP28?

05/12

11:00 – ‘Soluções climáticas em prol da transição para a economia de baixo carbono em Minas Gerais, Brasil”

17:30 – “Building an ETS: Global insights for Brazil in the Road to 2050”

10/12

11:00 – “Envisioning a Net-Zero Built Environment through Energy Transition, Circular Economy, and ESG Principles”

“Estratégias de descarbonização” com BRF, Citrosuco e Nestlé

11/12

10:00 – “Mythbusting with CEET Engineers: Clean hydrogen, clean transportation, and clean cooking alignment and misalignment with the SDGs”

13:30 – “Impactos da mudança do clima e a necessidade de adaptação da indústria”

Acompanhe a COP28 pelos nossos canais 

Durante todo o evento traremos análises e bastidores. Além disso, enviaremos uma newsletter especial sobre a COP, na semana de encerramento do encontro, com as principais decisões e impactos para as empresas e governos. Fique de olho em nossas redes sociais (LinkedIn, YouTube e Instagram) e em sua caixa de e-mail. 

Ainda não recebe nossos e-mails? Inscreva-se aqui.

Maria Luiza Gonçalves
Jornalista e Analista de Comunicação at WayCarbon | + posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.