Delegação da WayCarbon participa de debates e apresenta projetos na COP28

A COP28 terminou na manhã de quarta-feira, 13 de dezembro, em Dubai, após vários impasses nas negociações do texto final, mas com avanços nas agendas de Perdas e Danos e diminuição no consumo de combustíveis fósseis, principalmente.  A delegação da WayCarbon, composta por Felipe Bittencourt (CEO), Luisa Valentim (Head de Desenvolvimento de Negócios), Melina Amoni (Gerente de Riscos Climáticos e Adaptação) e Bruna Araújo (Gerente de Finanças Sustentáveis) participou de 11 painéis e reuniões com empresas privadas, governos e organizações multilaterais.  

Nesses encontros, os porta-vozes apresentaram projetos e discutiram temas como: transição energética, descarbonização, riscos climáticos e adaptação, entre outros, com o objetivo de contribuir para a ambição global rumo a uma economia Net-Zero. Veja mais detalhes sobre as participações abaixo: 

  • 05/12: Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas de Porto Alegre 

Foi formalizada a entrega dos estudos de Análise de Riscos e Vulnerabilidades Climáticas e Pegada Hídrica de Porto Alegre (RS). O diagnóstico faz parte do Plano de Ação Climática (PLAC) da cidade, que está sendo executado por WayCarbon, Banco Mundial e ICLEI América do Sul. 

  • 05/12: Projeto com o Governo de Minas Gerais 

Foi anunciado o projeto que será realizado por WayCarbon e Centro Brasil no Clima para apoiar o Governo do Estado de Minas Gerais na implementação de seu PLAC, financiado pelo Governo Britânico, por meio do programa UK PACT.  O anúncio foi feito durante o evento “Minas Gerais Day: Soluções climáticas em prol da transição para a economia de baixo carbono no Estado de Minas Gerais, Brasil”. 

  • 05/12: 3ª edição do estudo “Oportunidades para o Brasil em mercados de carbono” 

Durante o evento “Building an ETS: Global insights for Brazil in the Road to 2050”, foi apresentada a 3ª edição do estudo “Oportunidades para o Brasil em mercados de carbono”, lançado em novembro de 2023 por WayCarbon e ICC Brasil. A edição foca na análise dos impactos potenciais do mercado regulado brasileiro.  Baixe o estudo no link: https://conteudo.waycarbon.com/3-estudo-oportunidades-para-o-brasil-em-mercados-de-carbono-2023 

  • 05/12: Discussão sobre transição energética 

Luisa Valentim Barros, Head de Desenvolvimento de Negócios da WayCarbon, participou de uma reunião com o Conselho de Engenheiros para a Transição Energética (CEET), do qual é integrante, com foco nas principais realizações do Grupo em 2023.  O CEET é um órgão global de alto nível formado por engenheiros e especialistas em energia que atua como conselho consultivo para o Secretário-geral das Nações Unidas. 

  • 06/12: Apresentação dos planos de João Pessoa e Niterói 

WayCarbon e ICLEI Brasil executaram o PLAC de João Pessoa (PB), que foi apresentado durante a COP28 pelo prefeito Cícero Lucena. As duas organizações também estão desenvolvendo o Plano Municipal de Adaptação, Mitigação e Resiliência frente à Mudança do Clima de Niterói (RJ), que será apresentado em partes na COP28 e lançado oficialmente em janeiro de 2024. 

  • 09/12 – Riscos climáticos nos portos 

O painel “Adaptação às Mudanças Climáticas no Setor Marítimo”, promovido pelo Pacto Global da ONU durante a COP28 UAE, contou com apresentação da ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários sobre o trabalho desenvolvido pela WayCarbon que avaliou os riscos climáticos para 21 portos públicos brasileiros. 

  • 10/12 – Transição energética 

O painel “Transição Energética e Agricultura”, realizado no pavilhão do ICLEI, teve como speaker Luisa Valentim Barros, Head de Desenvolvimento de Negócios da WayCarbon, que abordou o pioneirismo do Rio Grande do Sul na produção de energia renovável, principalmente eólica e biogás. A executiva também destacou o potencial do etanol no Brasil, onde há uma clara demanda tanto no mercado interno quanto para exportação. 

  • 10/12 – Descarbonização no setor de alimentos 

O painel “Estratégias de descarbonização no setor de alimentos” contou com moderação de Felipe Bittencourt, CEO da WayCarbon. O evento ocorreu no estande do consórcio da Amazônia Legal e teve como palestrantes: Raquel Ogando, Diretora de Sustentabilidade da BRF, Ana Carolina Carregaro, Diretora de Relações Institucionais da Nestlé, e Orlando Nastri, Gerente de ESG da Citrosuco. 

  • 10/12 – Jornada Net-Zero 

Luisa Valentim Barros, Head de Desenvolvimento de Negócios da WayCarbon, participou do evento “Envisioning a Net-Zero Built Environment through Energy Transition, Circular Economy, and ESG Principles” (Vislumbrando um ambiente Net-Zero, construído por meio da transição energética, da economia circular e dos princípios ESG), organizado pela Curtin University Dubai. O painel também contou com a presença dos professores: Dora Marinova, Atiq Zaman e Asif Siddiqui. 

  • 11/12 – Adaptação às mudanças climáticas 

O Brasil está avançando na discussão sobre os planos temáticos e setoriais de adaptação é o que apontaram Melina Amoni, Gerente de Riscos Climáticos e Adaptação, e Luisa Valentim Barros, após uma mesa de discussão liderada por Inamara Mélo, Coordenadora geral de adaptação à Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente. 

  • 11/12 – Hidrogênio, Transporte e ODS 

Por fim, Luisa Valentim também foi palestrante no painel “Mythbusting with CEET Engineers: Clean hydrogen, clean transportation, and clean cooking alignment and misalignment with the SDGs”, organizado por Sustainable Development Solutions Network (SDSN) e United Nations Industrial Development Organization (UNIDO).  

Gostou da nossa cobertura da COP28? Continue acompanhando as principais notícias e análises de especialistas em nossos canais: Newsletter, LinkedInYouTube e Instagram.

 

 

 

 

 

Maria Luiza Gonçalves
Jornalista e Analista de Comunicação at WayCarbon | + posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.