Grupo CCR é o primeiro do setor de infraestrutura no Brasil a ter meta SBTi aprovada

Grupo CCR é o primeiro do setor de infraestrutura no Brasil a ter meta SBTi aprovada

(Press release)

O Grupo CCR, maior companhia de infraestrutura de mobilidade do Brasil, teve suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa aprovadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi). Para o estabelecimento das metas, o Grupo CCR contou com o apoio técnico da WayCarbon.

Com isso, a CCR se torna a primeira empresa do setor de infraestrutura no País a firmar o compromisso público de descarbonização com a iniciativa, fruto de uma cooperação entre o Carbon Disclosure Project, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute e o World Wide Fund for Nature. Foram aprovadas pelo SBTi as metas de redução de 59% das emissões de CO2 nos escopos 1 e 2 e de 27% no escopo 3¹, até 2033, em relação ao ano-base de 2019.

Para Miguel Setas, CEO do Grupo CCR, esta conquista está alinhada com a visão da Companhia de liderar o setor com foco na criação de valor sustentável. “Sabemos que a descarbonização do setor de transportes é um tema crucial para a mitigação dos efeitos do Aquecimento Global. Por isso, temos o compromisso de liderar a agenda ESG em nosso setor, mobilizando nossos parceiros e potencializando o impacto de nossas ações”, afirma Setas, que também é porta-voz do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS 11) – Cidades e Comunidades Sustentáveis, na iniciativa Liderança com ImPacto, do Pacto Global da ONU no Brasil.

“A aprovação de uma meta baseada na ciência é um marco para qualquer companhia. É uma evidência indiscutível de maturidade de gestão corporativa da mudança do clima, pois muda o paradigma para o estabelecimento de metas e compromissos de redução de emissão. As companhias saem da posição do que ´pode ser feito´ para o que ´deve ser feito´”, afirma Henrique Pereira, COO da WayCarbon e membro do Technical Advisory Group (TAG) do SBTi.

Para o cálculo das metas, baseadas em critérios científicos, o Grupo CCR elaborou um Plano de Descarbonização que envolveu o diagnóstico da liberação de gases de efeito estufa em suas atividades produtivas e consumo de energia (escopos 1 e 2) e em sua cadeia de valor (escopo 3) e a participação e comprometimento de equipes operacionais e gerenciais das diversas áreas e negócios da Companhia. Além disso, foram analisados cenários de emissões futuras e identificadas oportunidades de redução em diversos processos. As metas são públicas e podem ser encontradas aqui.

Mas as ações para o controle das emissões começam desde já. Até o fim de 2023, a CCR tem três metas definidas relacionadas à mitigação das mudanças climáticas:

● Utilização de 78% de biocombustíveis na frota de veículos flex.

● Reutilização de 20% do RAP (Reclaimed Asphalt Pavement) gerado em 2023.

● Aumentar a capacidade fotovoltaica em 100% em relação à potência instalada de suas usinas fotovoltaicas em 2022.

Histórico ESG

O Grupo CCR está comprometido com a pauta ESG desde sua fundação, em 1999. A Companhia foi a primeira a integrar o Novo Mercado e figura há 12 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, principal índice de ESG do mercado de capitais brasileiro.

Em 2021, a Empresa revisou sua Matriz de Materialidade, sendo Mudanças Climáticas um dos temas materiais. A adesão da CCR ao Movimento Ambição Net Zero do Pacto Global da ONU no Brasil foi realizada em outubro de 2022. Em 2023, a CCR teve sua nota elevada de A para AA pelo MSCI ESG Ratings, um dos principais índices globais de ESG e, além disso, a Companhia é Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol pelo 10º ano consecutivo (ano base 2022).

Recentemente, a CCR assumiu os compromissos de abastecer 100% do consumo de seus modais com energia verde e de utilizar biocombustíveis em 100% da frota leve – em ambos os casos, até 2025. A Companhia também avalia seus riscos relacionados a questões climáticas por meio da TCFD (Task Force on Climate-related Financial Disclosure).

Em parceria com o Insper, o Grupo lançou no início de setembro deste ano o Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável, uma iniciativa inédita no Brasil. O objetivo é prover dados acerca dos sistemas de transporte público para embasar a produção acadêmica e a formulação de políticas públicas voltadas a modelos de mobilidade inclusivos e sustentáveis.

Em outra frente, a Companhia lançou a Taskforce CCR COP-30, a fim de se preparar para a 30ª edição da Conferência das Partes (COP) sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada em Belém (PA), em 2025. A iniciativa visa a acelerar ações voltadas à mitigação dos efeitos do aquecimento global, à preservação da biodiversidade, à transição para uma economia de baixo carbono e ao engajamento de parceiros da CCR nesta agenda.

¹ Texto completo das metas SBTi: CCR Group commits to reduce absolute scope 1 and 2 GHG emissions 59% by 2033 from a 2019 base year. *CCR Group also commits to reduce absolute scope 3 GHG emissions from purchased goods and services, and fuel and energy-related activities 27% within the same time frame. *CCR Group further commits that 81% of its customers by emissions, covering use of sold products, will have science-based targets by 2026.

 

Informações à imprensa

CCR – InPress Porter Novelli

ccr@inpresspni.com.br

WayCarbon – BRSA 

waycarbon@brsa.com.br

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.