Como a WayCarbon está catalisando o desenvolvimento de estratégias corporativas alinhadas às agendas ESG e dos ODS?

Sem dúvidas, no último um ano e meio as agendas de sustentabilidade e climática ganharam espaço nas pautas corporativas. O crescimento considerável da inclusão de critérios ESG (do inglês, ambiental, social e de governança) nas decisões de investimento fizeram o mercado que ainda estava adormecido a querer entender e endereçar essas letrinhas. Soma-se isso ao fato de que estamos em uma década crítica para o cumprimento dos compromissos que assumimos enquanto sociedade em relação a crise climática e ao desenvolvimento sustentável e veremos o cenário propício para a consolidação definitiva desses temas na agenda de negócios.  

No que se refere ao clima, esta é a década na qual precisamos ter o pico das nossas emissões de gases de efeito estufa (GEE) se quisermos ter alguma chance de limitar o aquecimento global a 1,5° no final do século. Para o desenvolvimento sustentável, estamos na última década para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU em 2015. Diante do marco que 2030 representa, o chamado do setor privado para ação reverbera cada vez mais forte. E nós, da WayCarbon, temos a missão de apoiar o setor a atender a esse chamado e catalisar a transição para uma economia sustentável e de baixo carbono. Neste artigo falaremos sobre como assessoramos nossos clientes fornecendo o embasamento para que criem estratégias corporativas verdadeiramente sustentáveis.  

Acesse este artigo para saber mais sobre nosso trabalho com mudança do clima.

ESG é sobre impacto. É geração de valor. É maior retorno. É resiliência. É gestão de riscos. E, também, oportunidade. Com uma equipe multidisciplinar de especialistas altamente qualificados, nossa gerência de Estratégia fornece consultoria para traduzir o conceito de ESG para o contexto de negócio específico dos nossos clientes. Nossa atuação tem como base as principais referências internacionais da agenda, nossa experiência de 15 anos de mercado atuando com foco exclusivo em negócios sustentáveis em diferentes setores e a geração de valor compartilhado.  

Olhando para os principais desafios desta década, nossa metodologia foi desenvolvida a partir de dois grandes pilares, os ODS e o ESG. No pilar ODS, utilizamos como instrumento de análise o SDG Tracker, método desenvolvido em conjunto com o Pacto Global no programa de aceleração de soluções para os desafios enfrentados pelos negócios na contribuição para o alcance dos ODS. No pilar ESG, reunimos as principais referências internacionais da agenda e extraímos os critérios mínimos de análise para um diagnóstico ESG robusto e completo. Nossa consultoria estratégica aplica esses métodos a partir de uma análise personalizada, com olhar setorial e com o objetivo de mapear os desafios e oportunidades específicos de cada negócio, garantindo a geração de valor para nossos clientes. Para nós, estratégia ESG é estratégia de negócio. 

Sobre o pilar ODS 

Em conjunto com o Pacto Global, a WayCarbon desenvolveu uma metodologia de quatro passos para endereçar a dor do setor privado em mensurar a contribuição para os ODS, monitorar os compromissos assumidos e calibrar o nível da ambição. Nossa metodologia une a expertise dos consultores da WayCarbon com a inovação e praticidade das nossas soluções tecnológicas. Pautado no conceito de materialidade, a aplicação do SDG Tracker inicia com o mapeamento dos objetivos que representam os impactos do negócio. Isso é feito a partir de um conjunto de características do modelo de negócios, do setor e da região de atuação, culminando na entrega do mapa de ODS prioritários.  

Em seguida, acessamos a base de dados da WayCarbon com mais de mil indicadores correlacionados às metas de cada ODS e realizamos uma curadoria daqueles aderentes à realidade do nosso cliente. Após priorizados, esses indicadores são inseridos no Climas, nosso software de gestão da sustentabilidade, para acompanhamento contínuo e em tempo real tanto pela liderança quanto pela ponta operacional da empresa. Para os Key Performance Indicators (KPIs), nossos consultores realizam projeções futuras de desempenho em diferentes cenários e orientam nossos clientes no estabelecimento de compromissos alinhados com o cumprimento da Agenda 2030.  

Ao término dessas três etapas, consolidamos o posicionamento de mercado dos nossos clientes comunicando os compromissos e contribuições para a Agenda 2030. A comunicação periódica é facilitada pelos dashboards criados no Climas, permitindo a análise e extração dos dados para o reporte periódico aos principais stakeholders. 

Para entender mais sobre os ODS, acesse nosso artigo sobre como os ODS vêm sendo incorporados pelas empresas.  

Sobre o pilar ESG 

O pilar do ESG se inicia com diagnóstico ESG, que consiste em um deep-dive dos nossos consultores no posicionamento, estratégia e objetivos do negócio do cliente. O deep-dive abarca os elementos chaves da gestão empresarial para identificar caminhos de geração de valor e aumento de performance. Após olhar para dentro, nossos consultores trazem a visão de mercado, estruturando as melhores práticas setoriais e as tendências em ESG. A partir do cruzamento entre os resultados do olhar para dentro e do olhar para fora, nossos clientes passam a conhecer os riscos a serem mitigados e as oportunidades para a diferenciação e ganho de vantagens competitivas.  

Para que os recursos sejam alocados em ações com maior potencial de geração de valor para o negócio e para os diferentes stakeholders, nossos consultores executam o exercício de materialidade de acordo com os princípios da AA1000 e da Norma GRI Standards. Na materialidade, identificam-se os temas ESG que representam os impactos sociais, ambientais e econômicos mais significativos do negócio e que influenciam de forma significativa as decisões dos stakeholders. Desse modo, a metodologia seguida pela WayCarbon garante o alinhamento dos temas ESG com o negócio e com os princípios do capitalismo de stakeholders, construindo uma base sólida e robusta para a inclusão do ESG no planejamento estratégico.  

A partir dos temas materiais e oportunidades identificadas, entregamos aos nossos clientes as ferramentas para avanço na gestão ESG, a saber, um roadmap estratégico com ações para o curto, médio e longo prazo, e um mapa de indicadores ESG, alinhados com as principais demandas de reporting do mercado. Mais uma vez, a solução tecnológica da WayCarbon complementa os insights entregues pela nossa consultoria e o Climas é utilizado como sistema de gestão dos indicadores e ações priorizadas. Para capturar o valor gerado com esse trabalho de construção de uma fundação sólida para uma estratégia ESG corporativa longínqua e bem-sucedida, finalizamos nossa atuação posicionando nosso cliente no mercado de forma pública, assertiva e diferenciada.  

O sucesso dessa trajetória permitirá que a empresa identifique oportunidade de avanço, gerencie seus impactos e se posicione no mercado, traçando o caminho a ser seguido para se tornar liderança setorial. 

Que saber mais? Entre em contato conosco e converse com nosso time de Novos Negócios! 

+ posts

Mônica é Engenheira Ambiental e Psicóloga, formação multidisciplinar que a permite transitar pelas dimensões social, ambiental e econômica da sustentabilidade. Acredita no trabalho com propósito e na capacidade de mudarmos o mundo. Na WayCarbon, atua na integração da sustentabilidade na estratégia corporativa e na promoção da transparência das empresas por meio das ferramentas de reporte em sustentabilidade. Com seu trabalho, contribui para a construção de uma sociedade melhor e de baixo carbono.

Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.