WayCarbon apoia gestão ESG e climática da Globo

Um dos vetores mais relevantes para a transição para uma economia sustentável e de baixo carbono de forma escalável é a tecnologia. Grandes empresas possuem estruturas e processos complexos, portanto, precisam de integração, organização e segurança para desenvolverem suas iniciativas e delinearem metas, bem como para se comunicarem com o mercado em tempo hábil.  

Nesse cenário, o mercado global deve investir até US$1,7 bi na adoção de softwares de gestão climática em 2023, segundo a empresa de pesquisa independente Verdantix. Em sintonia com esse movimento global, a WayCarbon realizou uma parceria com a Globo no fornecimento do Climas, software de Gestão Integrada Climática e ESG. O processo de implementação, realizado pela equipe especializada da WayCarbon, teve início em novembro de 2022 e foi concluído no primeiro semestre de 2023. 

Integração gera valor na agenda ESG e climática da Globo

Ao adotar a ferramenta, a Globo também optou por realizar a integração com o Power BI, ferramenta de Business Intelligence (BI) da Microsoft, por meio de uma API oferecida pelo Climas.  A implementação do Climas contribuirá para a visão estratégica da empresa, economia de tempo e gerenciabilidade na apuração de seus KPIs socioambientais e de governança, além de viabilizar o acompanhamento da evolução temporal de suas metas e temas materiais. 

“A Globo foi ao mercado em busca de uma ferramenta robusta e segura e encontrou no Climas esses atributos”, conta Carla Leal, Diretora de Digital da WayCarbon. O software será usado para consolidar seus indicadores ESG, gerenciar emissões de gases de efeito estufa (GEE) e consumo de energia, bem como para responder aos relatos GRI (Global Reporting Initiative) e SASB (Sustainability Accounting Standards Board). 

Segurança nas informações reportadas é essencial 

Com o uso da tecnologia, a gestão ESG e climática da Globo passa a ser feita de forma sistematizada, o que resulta em mais acurácia para os dados reportados. O software também facilita a atuação de auditorias ao possibilitar a criação de um usuário para o auditor, que pode acessar fatores de emissão e metodologias, bem como as evidências anexadas para comprovar a exatidão dos dados. 

“O processo de avaliação das informações climáticas por auditorias independentes é desafiador, mas é uma etapa necessária para empresas que desejam levar o tema a sério. Só inventários de gases de efeito estufa que passam por essa auditoria recebem o Selo Ouro do Programa Brasileiro do GHG Protocol, entidade que desenvolve padrões globais para mensuração e gestão de emissões”, avalia Carla Leal.

Em 2022, a Globo publicou os Inventários de Carbono no Registro Público de Emissões, referentes aos anos de 2019, 2020 e 2021, com reconhecimento Selo Ouro, o mais alto nível de transparência e credibilidade e se tornou a primeira empresa brasileira do setor de mídia e comunicação a receber esse reconhecimento. 

Precisando de apoio na gestão ESG de sua empresa? Clique para saber mais e conversar com nossos especialistas. 

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.