Evento aborda a descarbonização do setor industrial

Fundamental para o processo de retomada econômica do Brasil, a revitalização da indústria precisa estar alinhada às tendências de sustentabilidade, devido à mudança climática e às metas de redução de gases do efeito estufa (GEEs), assim como à transição energética. Instrumentos como o Plano de Transição Ecológica, anunciado pelo Governo Federal em agosto deste ano, e o Plano de Retomada da Indústria, criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) oferecem diretrizes para que esta recuperação seja feita de forma sustentável, rumo a uma economia descarbonizada e menos poluente. 

A WayCarbon tem participado de fóruns setoriais, ouvindo as dores das empresas e debatendo com diversos stakeholders como a indústria pode acelerar o desenho de suas jornadas de descarbonização, rumo a uma economia Net Zero.  

No dia 14 de setembro, o COO da WayCarbon, Henrique Pereira, participou do painel “Descarbonização: Do Planejamento à Prática” durante o evento Encontro das Indústrias 4.Eco, realizado pela Veolia, em São Paulo. 

O encontro reuniu líderes e atores-chave do setor industrial para discutir questões prementes relacionadas a emissões de carbono, gestão de água, resíduos e energia. Durante o painel, Henrique abordou os desafios da descarbonização do setor industrial, destacando a necessidade de conciliar o crescimento econômico com a redução significativa das emissões de gases de efeito estufa. “Para atingir o Net Zero a indústria precisa reduzir 95% de suas emissões globais até 2050. Portanto, a agenda de descarbonização deve ser encarada como o principal pilar estratégico para os planos de investimento e para a inovação no setor industrial nesta década.“, explica Henrique. 

O executivo também alertou sobre o papel de novas tecnologias e a importância da transição energética para o setor industrial. “Na prática, a descarbonização trata de avanços em temas conhecidos e já priorizados pela indústria como o planejamento energético, a resiliência das cadeias de valor e a capacidade de financiamento”, complementou. 

Além da participação de Henrique Pereira, o evento contou com Gustavo Checcucci; Diretor de Energia e Descarbonização Industrial da Braskem; Laura Arias, Diretora de Sustentabilidade da Veolia Latam; Thomas Toledo, Presidente da Cetesb; Bruno Guerreiro, Gerente de Sustentabilidade da PepsiCo; Marcus Vallero, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Veolia Water Technologies; Anicia Pio, Gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp; Isabela Malpighi; Diretora Sênior da EHS Latam Kenvue; e Claudio Tosta, Diretor da Inteligência Ambiental. 

Confira a repercussão do tema na imprensa:

Envolverde e Petronotícias  

+ posts
Compartilhe esse conteúdo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.