Ver para crer? NASA apresenta imagens das mudanças climáticas
Desde a eleição do novo Presidente norte-americano, Donald Trump, muito se especula sobre as próximas medidas a serem adotadas pelos Estados Unidos em relação às mudanças climáticas. Trump é declaradamente descrente quanto a influência humana para o Aquecimento Global, e isso pode refletir nos compromissos que os EUA firmaram junto ao Acordo de Paris, em 2015.
Coincidência ou não, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) lançou a série “Images of Change“, um compilado de fotos de satélite que demonstram alterações ocorridas no globo nas últimas décadas, anos ou meses. Bastante expressivas, as imagens são um evidente sinal da transformação geográfica sofrida pela Terra em períodos relativamente curtos. Além disso, é possível identificar nas fotos os registros de eventos climáticos extremos, como furacões, deslizamentos e inundações, além de traços da ação humana, como a expansão das cidades, por exemplo.
Selecionamos algumas imagens do projeto, confira abaixo:
Camadas de gelo mais antigas e espessas do Ártico diminuem
Setembro de 1984 X Setembro de 2016
Rompimento do mar de gelo em Beaufort, Ártico
13 de abril, 2015 – 15 de abril, 2016
Derretimento de gelo – Imja Glacier, Himalaia
Meados de 1956 X 2007
Derretimento de gelo – Pedersen Glacier, Alaska
Entre 1920 e 1940 X 2005
Inundação provocada pelo furacão Irene, Nova Iorque
30 de julho, 2011 – 31 de agosto, 2011
Impacto da barragem da Usina Hidrelétrica de Samuel / Desmatamento em Rondônia, Brasil
24 de Junho, 1984 X 6 de agosto, 2011
Expansão Urbana em Nova Delhi, Índia
14 de março de 1991 X 2 de março de 2016
.
Impressionante, certo? Você pode ver todas as fotos do projeto “Images of Change” clicando aqui.
A sua empresa já se prepara para operar em um mundo diferente? Faça o download do nosso ebook e entenda a importância de desenvolver estratégias de gestão climática para o seu negócio.
Filipe é publicitário, com uma visão direcionada para os ambientes digitais. Na WayCarbon, enxerga as soluções de sustentabilidade com o olhar externo, a partir do ponto de vista do leitor. Mais do que informar, acredita na conexão entre as pessoas a partir de bons conteúdos. Gosta de escrever sobre notícias que mexam com a sociedade e despertem no público a urgência do mundo em transformação.